Museu apresentará em março a exposição “Nem Tão Doce Lar” - Unijuí

Museu apresentará em março a exposição “Nem Tão Doce Lar”

Temática da violência doméstica motiva a exposição, organizada por um conjunto de entidades e instituições locais.

O Museu Antropológico Diretor Pestana promoverá no período de 07 a 28 de março, na Sala de Exposições Temporárias, a exposição “Nem Tão Doce Lar”, que pretende debater a temática da violência doméstica. Desde 2009 o Museu, juntamente com diversas entidades, promove no mês de março uma exposição voltada para a temática das mulheres, com o objetivo de trazer à discussão a mulher e os universos onde a mesma está inserida.

A exposição “Nem Tão Doce Lar” propõe a denúncia da questão da violência doméstica, chamando a atenção para um tema que precisa ser discutido e superado em todos os níveis da sociedade. Além disso, pretende servir como um espaço de sensibilização da população em geral frente à temática.

Como entidades parceiras do Museu nesta promoção, estão a Fundação Luterana de Diaconia, a UNIJUÍ, o Sinpro e o Sinteep Noroeste, o Programa Sinergia da FIDENE, Prefeitura Municipal de Ijuí, Coordenadoria da Mulher de Ijuí, Gabinete da Primeira Dama, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal da Saúde.

A iniciativa nasceu a partir de uma exposição internacional criada pela antropóloga alemã Una Hombrecher, com o apoio da agência Pão para o Mundo. Para a iniciativa brasileira, coordenada pela FLD, montou-se um consórcio de grupos que atuaram diretamente na sua adequação e na constituição da “Nem Tão Doce Lar”. A exposição consiste da montagem da réplica de uma casa, com móveis, utensílios domésticos e objetos que remetem à questão da violência. Dentro da casa são distribuídos cartazes com imagens e dados sobre a violência.

Programação

No dia 06 de março, será desenvolvida uma oficina de preparação dos/das acolhedores/as, como forma de atualizar o debate e compartilhar a metodologia de acolhimento e registro. Paralelamente, serão desenvolvidas atividades culturais e educativas que promovam uma participação mais ampla do público.

O Programa Sinergia, da Fidene, também estará promovendo uma programação especial, estimulando o público interno – docentes e técnicos-administrativos e de apoio a visitarem a exposição em dois momentos: no dia 07 de março, às 14h; e no dia 10 de março, às 8h30min e às 14h. Mais informações estarão sendo divulgadas por meio dos agentes de endomarketing, que farão a organização dos grupos.

O público a ser atendido é bem variado: escolas de ensino fundamental e médio, estudantes universitários, grupos ligados a entidades e organizações que tenham interesse de discutir o tema.

A exposição estará aberta no período de 07 a 28 de março. Os horários para visitação são das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, sendo que horários diferenciados podem ser agendados previamente pelo fone 55.3332.0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.