Reitor da UNIJUÍ retorna da Finlândia e participa de Audiência Pública em Brasília - Unijuí

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, e a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Moraes Berlezi, voltaram no dia 26 da Missão Acadêmica do COMUNG à Finlândia, onde conheceram o modelo de educação daquele país na área da educação, bem como a experiência de interação das universidades com as comunidades, focada no empreendedorismo e inovação

Na opinião da vice-reitora, a experiência foi significativa, pois oportunizou conhecer o modelo de educação da Finlândia, marcado pela valorização social do professor em todos os níveis de ensino. “Com relação ao ensino superior, tivemos a oportunidade de conhecer universidades de ciências aplicadas que não apenas têm ensino em áreas aplicadas, mas toda a instituição está orientada para a integração efetiva com o mundo do trabalho, e a pesquisa está totalmente voltada para o desenvolvimento da região”.

Audiência no MEC

Na volta da viagem internacional, o Reitor foi a Brasília/DF, onde participou, no dia 27, da Audiência Pública promovida pelo MEC sobre os procedimentos para pré-seleção para autorização do funcionamento de cursos de Medicina por instituições de educação superior comunitárias e privadas, nos municípios selecionados no âmbito do Edital 3/2013. Foi a segunda Audiência Pública do tema, desta vez tratando dos critérios de expansão de novas vagas, já que na véspera, 26, o Conselho Nacional de Educação (CNE) tratou das Diretrizes Curriculares dos cursos de Medicina.

Na opinião do Reitor, a participação no encontro foi muito importante, pois sanou dúvidas sobre os procedimentos a serem seguidos para a implantação de cursos de Medicina. Durante a audiência, também foram divulgados os prazos do processo de autorização, que envolve as visitas in loco aos municípios selecionados, que devem acontecer até o final do mês de maio (Ijuí recebe a visita no final do mês de março); a abertura de edital para as universidades enviarem suas propostas, que deve ser publicado até o final do mês de junho; e a divulgação das autorizações às universidades para a abertura de cursos de medicina nos municípios selecionados, até o final de dezembro. A partir de então, as universidades terão até 18 meses para realizar o primeiro vestibular.