Curso de Enfermagem da UNIJUÍ coordena vacinação contra o HPV na EFA - Unijuí

Curso de Enfermagem da UNIJUÍ coordena vacinação contra o HPV na EFA

Alunas do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), na faixa etária alvo da campanha, serão vacinadas contra o HPV.

O Curso de Enfermagem da UNIJUÍ desenvolveu atividade na manhã de segunda-feira, 24, no Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), ligado à Universidade, dentro das ações do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que prevê a aplicação da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV), no Sistema Único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero. Sob a coordenação da professora Marli Loro, acadêmicos do sétimo semestre de Enfermagem proferiram uma palestra para as turmas cujos alunos estão na faixa etária dos 11 aos 13 anos de idade, que são o foco da campanha.

Na palestra, os acadêmicos falaram aos alunos da EFA sobre o HPV e sobre a campanha de vacinação, que visa proteger meninas nesta faixa etária contra o câncer do colo do útero que, no Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos os subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra o HPV.

A professora Marli Loro explica que os acadêmicos que participaram da atividade estão cursando a disciplina de Práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva, e tiveram esta oportunidade de contato direto com os alunos para falar da campanha de vacinação, que será desenvolvida na EFA por meio da Sala de Vacinas, localizada no Câmpus da UNIJUÍ, e que é vinculada à rede municipal de saúde de Ijuí. A vacinação das alunas da EFA nesta faixa etária acontecerá na próxima segunda-feira, 31 de março, das 9h às 11h30.

A campanha de vacinação contra o HPV vem sendo coordenada de forma conjunta no Estado pelas Secretarias de Saúde e de Educação, e pretende atingir as adolescentes de 11 a 13 anos de idade, nas escolas públicas e privadas e nas Unidades Básicas de Saúde de referência.