Técnicos avaliam estrutura de saúde de Ijuí para curso de Medicina - Unijuí

Técnicos avaliam estrutura de saúde de Ijuí para curso de Medicina

No início da manhã desta quinta-feira, 27, o prefeito Fioravante Ballin, acompanhado de autoridades e lideranças, recebeu a equipe de médicos que estão em Ijuí para avaliar a estrutura da saúde para implantação de um curso de medicina no município.

Os doutores Francisco Barbosa Neto, Gesmar Volda Haddad Herdy e Alessandra Carla Ribeiro, cumprem agenda em Ijuí nesta quinta e sexta-feira, quando irão realizar visitas e reuniões em postos de saúde e hospitais. Nesta etapa do edital do Ministério da Educação (MEC), é a estrutura de saúde da cidade que está em avaliação, com objetivo de verificar a realidade e se há condições de receber um curso de medicina.

Na ocasião, o prefeito apresentou o município falando das potencialidades, do desenvolvimento regional e dos investimentos que vem sendo feitos em saúde, educação e infraestrutura. Ballin destacou que Ijuí é referência em saúde e educação não só na macrorregião, mas em todo o Rio Grande do Sul.

O Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Kelm, reiterou que a Universidade está apta a oferecer o curso de medicina em Ijuí, e colocou a universidade a disposição do Ministério.

O avaliador doutor Barbosa lembrou, como então funcionário do MEC, de um processo de implantação de um curso de medicina na Unijuí em 1992, observando que na ocasião, se comentava que Ijuí tinha condições de oferecer o curso.

Também estiveram presentes no encontro, representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e Administração, hospitais Bom Pastor e Caridade, Conselho Municipal de Saúde, Coordenadoria Regional de Saúde, Consórcio Intermunicipal de Saúde, Cosems, Unijuí.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / Prefeitura de Ijuí