Unijuí e Unicruz realizam Aula Inaugural do Mestrado em Atenção Integral à Saúde - Unijuí

Foi realizada nesta sexta-feira, 09 de maio, a aula inaugural do Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde, desenvolvido de forma conjunta entre a UNIJUÍ e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz).

A abertura das atividades aconteceu pela manhã, com a realização de um seminário dirigido aos alunos e docentes, para apresentação do programa. A abertura esteve a cargo do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Diego Pascoal Golle, e da professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, do Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ, coordenadora adjunta do Programa. Na sequência, o professor Dr. Paulo Ricardo Nazário Viecili , da Unicruz, conduziu o Seminário Temático.

A aula inaugural, desenvolvida à tarde, contou com a presença do Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm; da Reitora da Unicruz, Patricia Dall’Agnol Bianchi; do Prefeito Municipal de Ijuí, Fioravante Ballin; da Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Evelise Moraes Berlezi; do Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Diego Pascoal Golle; da coordenadora adjunta do Programa de Mestrado, Eva Teresinha de Oliveira Boff; e da 2º Chefe Substituta do Departamento Ciências da Vida da UNIJUÍ, Lígia Beatriz Bento Franz. Representantes de diversas instituições de saúde de Ijuí, Cruz Alta e Santa Rosa prestigiaram a aula inaugural, que foi aberta com um momento cultural a cargo do Coral UNIJUÍ, regido por Letícia Buchmann.

Abrindo os pronunciamentos, a Reitora da Unicruz, Patricia Dall’Agnol Bianchi, destacou a importância do momento, de materialização de um projeto desenvolvido de forma conjunta por duas instituições “cuja essência é comunitária”. Também destacou o esforço de gestores e docentes das duas instituições, que construíram um projeto interdisciplinar capaz de contribuir para o desenvolvimento da saúde regional e que inicia já com um grande e promissor desafio, de implantação futura de um doutorado na área. O Prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, também destacou o esforço conjunto de duas instituições de ensino superior que construíram um projeto muito significativo para toda a região, que deverá gerar desenvolvimento humano e qualidade de vida.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, também destacou a aula inaugural como “um momento diferenciado que marca a trajetória de esforço e ação conjunta”, reiterando que a implantação do Mestrado em Atenção Integral à Saúde deverá consolidar ainda mais a atuação das duas instituições na área da saúde, por meio de outros cursos e projetos já em andamento. Kelm também salientou que a iniciativa demonstra a capacidade da região de produzir soluções próprias e não de forma isolada.

Na sequência, foi desenvolvida a aula inaugural proferida pela professora Dra. Graça Simões de Carvalho, da Universidade do Minho, Portugal, que abordou a temática “Educação em Saúde - Do modelo biomédico à perspectiva holística da saúde”. A professora Graça Simões de Carvalho é pesquisadora em Educação em Biologia, Educação em Saúde e Educação Ambiental, com ampla produção intelectual internacional. A professora Maria Cristina Pansera de Araújo, do Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ, foi a mediadora da atividade. A programação encerrou com o lançamento do livro “Atenção Integral à Saúde”, a cargo das professoras Evelise Moraes Berlezi e Eliane Roseli Winkelmann, do DCVida/UNIJUÍ.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde caracteriza-se por ser uma proposta interdisciplinar, ofertada de forma interinstitucional, em associação ampla entre a UNIJUÍ e a UNICRUZ. O programa busca desenvolver pesquisas, produzir conhecimentos científicos e formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de intervir na realidade por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos. Além disso, objetiva a formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a atenção integral à saúde.

Aula inaugural

Seminário Temático