Reitoria agradece apoio do Governo do Estado ao processo de reestruturação financeira da UNIJUÍ - Unijuí

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, o Vice-Reitor de Administração, Laerde Sady Gehrke e o Vice-Prefeito de Ijuí, Bira Teixeira, lideraram comitiva que esteve reunida com o Governador do Estado, Tarso Genro, na tarde de segunda-feira, no Palácio Piratini.

Na audiência, o Reitor agradeceu o envolvimento do Estado no processo de reestruturação financeira da Universidade. Também acompanharam o encontro o deputado federal Dionilso Marcon (PT), o deputado estadual Gerson Burmann (PDT) e o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco.

Conforme ressalta o Reitor Martinho Kelm, a audiência foi intermediada pelo Vice-Prefeito Bira Teixeira junto ao Gabinete do Governador. A iniciativa atendeu à determinação do Conselho Universitário (Consu), para que a Reitoria da Universidade fizesse uma movimentação no sentido de agradecer às organizações que auxiliaram no processo de reestruturação financeira da Instituição. “O Governo do Estado deu uma contribuição muito importante neste processo, principalmente na intermediação de negociações junto ao Banrisul e também ao Governo Federal para aprovação do PROIES – Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior”.

Kelm destaca ainda que a renegociação com o sistema financeiro foi decisiva não somente em função dos valores implicados. “As alternativas construídas foram compatíveis com a capacidade de pagamento da Instituição e com os parâmetros negociais do sistema, e o avanço foi justamente pelo fato de que não houve um processo unilateral de definição de parâmetros, e sim um processo conjunto”.  O Reitor também destacou o apoio recebido pelas demais lideranças políticas do Estado, destacando as atuações da Senadora Ana Amélia Lemos (PP) e dos deputados federais Jerônimo Goergen (PP) e Darcísio Perondi (PMDB).

Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini