Preservação digital do patrimônio documental arquivístico é tema de palestra - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Preservação digital do patrimônio documental arquivístico é tema de palestra

 

Foi realizada na manhã de segunda-feira, 19, no Museu Antropológico Diretor Pestana, a palestra “Preservação Digital do Patrimônio Arquivístico”, ministrada pelo professor Dr. Daniel Flores, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O evento foi uma realização da Comissão de Estudos sobre a Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais (CEPDAD), da FIDENE, nomeada em 16 de abril deste ano, em parceira com o MADP e a FIDENE.

A Comissão foi criada com um intuito de desenvolver estudos acerca dos documentos arquivísticos digitais produzidos na instituição, seus problemas de acesso e preservação a longo prazo. A realização do evento teve por objetivo a promoção da discussão do tema políticas e estratégias de preservação digital no âmbito da instituição, a fim de socializar a temática entre o Museu e as unidades administrativas acerca do assunto.

Estiveram presentes na palestra membros da CEPDAD, Vice-Reitoria de Graduação, equipe do Museu, Coordenadoria Patrimonial, Controladoria, Coordenadoria de Informática, Coordenadoria de Recursos Humanos, Assessoria Jurídica, Secretaria Acadêmica da Unijuí, Associação de Amigos do Museu e Rádio Unijuí FM.

Entre os assuntos debatidos foi discutido: o documento arquivístico digital e suas especificidades, legislação arquivística, Lei de Acesso à Informação - LAI, diretrizes do CONARQ, PORTARIA Nº 1.224, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2013, que institui normas sobre a manutenção e guarda do Acervo Acadêmico das Instituições de Educação Superior (IES) pertencentes ao sistema federal de ensino, Lei de digitalização, políticas e estratégias de preservação de digital, software livre, softwares de descrição arquivística e repositórios digitais.


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.