Programa de Qualidade teve início na UNIJUÍ – Câmpus Santa Rosa - Unijuí

Programa de Qualidade teve início na UNIJUÍ – Câmpus Santa Rosa

Aconteceram na última quinta-feira, 22 de maio, as primeiras atividades referentes à implantação do programa de qualidade na UNIJUÍ – Câmpus Santa Rosa.

Na oportunidade, com a presença do Pró-Reitor do Câmpus, professor Ariosto Sparemberger, e dos técnicos administrativos e de apoio, foi realizada palestra. O evento faz parte da parceria da Instituição com o Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa. Na oportunidade, foram apresentadas as etapas desenvolvidas pelo Hospital desde o momento da implantação do programa até as atividades projetadas para aos próximos anos. A experiência e os avanços na melhoria dos serviços obtidos por meio do programa foram destacados pelo enfermeiro Silvano Cervo, responsável pelo Programa de Qualidade. O Hospital também esteve representado pelo administrador Raul Heimerdinger, por Vanderli Machado de Barros, gerente, e Lisandra Steffen, do setor de Comunicação.

Na visão de Gilsane da Silva Deppner, da Coordenadoria Financeira, a implantação de um programa 5S implica em mudanças de atitudes e envolve a todos, desde o funcionário mais simples até a alta direção da empresa. Marisa Naujorks, da Central de Atendimento ao Aluno da UNIJUÍ, destaca que o programa pode "resultar em melhorias de qualidade, organização e otimização nos setores e na instituição como um todo".

Geovana Rambo Alberti, também da Central de Atendimento ao Aluno, destaca que já conhecia o Programa 5S, mas a palestra foi uma boa forma de relembrar alguns aspectos e motivar ações. “Os conceitos abordados, baseados no planejamento e na organização, apesar de serem simples e práticos, às vezes caem no esquecimento e por isso, é sempre pertinente reforçar esse conhecimento, para incorporá-lo à nossa rotina e, com isso, implantar melhorias em nosso ambiente de trabalho”.

Para o Técnico da área de Recursos Humanos Adroaldo Traczynski, “o programa busca a melhoria nas condições de trabalho passíveis de se implantar, independente da empresa que for, partindo de fatores básicos como a organização do setor e dos materiais necessários para a execução das atividades, redundando sempre na excelência e comprovada qualidade final do produto".

Segundo o Pró-Reitor do Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o evento foi positivo e possibilitou aos participantes conhecer principalmente os resultados e as etapas necessárias para a implantação do programa. “O Hospital está bem avançado e os resultados positivos são visíveis (antes e depois do programa), em termos de melhorias. Portanto, o nosso desafio agora é traçarmos as ações necessários para iniciarmos o programa buscando o envolvimento e a participação de todos no processo”.