Programa de Formação debate sobre "O Trabalho do Professor Universitário" - Unijuí

Programa de Formação debate sobre "O Trabalho do Professor Universitário"

A UNIJUÍ, por meio das Vice-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão promoveu na tarde de sexta-feira mais um evento do Programa de Formação Continuada de Docentes UNIJUÍ – Gestão 2014/2015.

O Programa tem como objetivo incentivar a reflexão e oportunizar a realização de amplo debate acerca da ação docente no ensino superior, visando a excelência acadêmica e a produção de entendimentos sobre ser professor no Ensino Superior.

O tema do evento foi “O Trabalho do Professor Universitário”, abordado pelo professor Dr. Ênio Waldir da Silva, mestre e doutor em Sociologia pela Ufrgs e docente do Programa de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ. Com uma fundamentação na Sociologia do Conhecimento, foram mostrados os desafios de hoje para esta profissão, de produzir conhecimentos, “pois os alunos trazem com eles uma reflexidade ampla do mundo social, mas infelizmente, esta reflexão está viciada pelo mundo da imagem e da lustrosidade das mídias”, destacou o professor, acrescentando que “está muito difícil o professor agradar o aluno. Fica evidente que a Universidade deve proporcionar as melhores condições de trabalho possíveis para o professor desempenhar suas funções - produzir conhecimento e cidadania, no entanto, o professor precisa auto-organizar, diante do trabalho que possui, pois este é sua essência, o que determina seu caráter, sua personalidade e sua identidade”.

Para concluir, o docente destacou que “o professor não pode se tornar vítima do trabalho e, para isso não acontecer, ele deve atuar em grupo, participar dos espaços de diálogo da universidade, pois de forma isolada não se sai desta situação. As aulas, as pesquisas e a extensão precisam do professor como um ator social e não uma pessoa que apenas cumpre horas. A Universidade reflete a qualidade de seus professores”.