Projeto da UNIJUÍ FM recebe Prêmio Ambiental da Prefeitura de Ijuí - Unijuí

Projeto da UNIJUÍ FM recebe Prêmio Ambiental da Prefeitura de Ijuí

A UNIJUÍ FM foi mais uma vez reconhecida pelas ações que desenvolve com a temática ambiental, indo além da divulgação e entrevistas na programação.

Desta vez, fez uso das ondas do rádio como ferramenta de ensino-aprendizagem no ambiente escolar, baseado no conceito de educomunicação, uma nova vertente que aproxima comunicação e produção de conhecimento.

As dicas diárias sobre preservação do meio ambiente do programete radiofônico Ações Sustentáveis foram ouvidas e trabalhadas em sala de aula por alunos do Ensino Fundamental. Desafiados a aplicar as dicas no dia a dia, no ambiente escolar e familiar e na comunidade que vivem, as escolas São Geraldo e Ijuí se tornaram multiplicadoras de ações transformadoras de realidades na busca por uma cidade ecologicamente sustentável.

A primeira edição do projeto “O rádio como agente transformador de realidades ambientais: a prática de Ações Sustentáveis na Escola” foi premiado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente na categoria Ludwig Raichardt Filho. A entrega do troféu e dos certificados aos envolvidos na iniciativa aconteceu na tarde de ontem (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Salão Farroupilha da Prefeitura.

Também foram premiados a Escola Municipal Fundamental Dr. Ruy Ramos, com o projeto “Reciclagem e Sustentabilidade”; a Escola Municipal de Educação em tempo integral Eugênio Ernesto Storch, com o projeto “Atividade lúdica para sensibilizar sobre a importância das plantas no meio em que vivemos”; e a Escola Municipal Infantil Solange Ana Copetti, com o projeto “Que Planeta é esse?”. A 4ª edição dos Prêmios Ambientais Ben Hur Lenz César Mafra e Ludwig Reichardt Filho teve como tema de 2014 “Cidade Sustentável”.

O projeto “O rádio como agente transformador de realidades ambientais: a prática de Ações Sustentáveis na Escola” também foi nomeado para a premiação do Green Project Awards (GPA Brasil) em 2013. A iniciativa foi reconhecida em novembro de 2013, dividindo a categoria “Iniciativa de Mobilização” com Eletrobrás, SESI e Pepsico. Criado em 2008 pela GCI de Portugal, consultora especializada em temáticas sobre sustentabilidade, o Green Project Awards foi realizado pela segunda vez no Brasil, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos governamentais brasileiros.