Campus Panambi realiza aula inaugural dos projetos de “Interação Universidade-Escola” - Unijuí

Projetos estão com inscrições abertas até o dia 4 de julho para formação de equipes.

A UNIJUÍ - Câmpus Panambi realizou, nesta terça-feira, a aula inaugural de divulgação dos projetos de “Interação Universidade-Escola”, para escolas da região. No evento, a Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ, Cátia Nehring, proferiu uma palestra com o tema “Mulheres na área das Ciências Exatas e Engenharias: uma demanda atual”.

Na ocasião, também foram apresentados os projetos “Concursos de Pórticos” (edital MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras: meninas e jovens fazendo ciências exatas) e “Desenvolvimento de Estruturas Mecânicas Criativas” (programa de iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias Criativas e Letras).

Os objetivos dos projetos de “Interação Universidade–Escola” são estimular o interesse de alunas e alunos pelas engenharias, despertar a sensibilidade feminina no desenvolvimento de estruturas criativas e inovadoras, divulgar o concurso de protótipos de estruturas mecânicas e sensibilizar professores e estudantes de engenharia e de ensino médio.

Inscrições abertas

Escolas podem se inscrever para formar equipes e participar dos projetos até o dia 4 de julho, no seguinte e-mail: prof.claudiosant@hotmail.com.

Os projetos são uma promoção da UNIJUÍ, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria de Política par as Mulheres, Petrobras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e escolas públicas.

A coordenação do projeto “Concurso de Pórticos” é do professor doutor Antônio Carlos Valdiero, da UNIJUÍ - Câmpus Panambi e a coordenação na Escola Estadual de Ensino Médio José Anchieta é de responsabilidade do professor de Mate­mática Cláudio da Silva dos Santos. Também participam do projeto bolsistas do CNPq.

Já o projeto “Meninas e Jovens fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação” está aberto para patrocínios de empresas, em forma de custeio de camisas, brindes, banners, transporte, lanches para o dia do concurso, material para construção de estruturas e prêmio para equipes.