UNIJUÍ: 29 anos de reconhecimento como Universidade - Unijuí

UNIJUÍ: 29 anos de reconhecimento como Universidade

Em 28 de junho de 1985, a UNIJUÍ iniciava suas atividades como Universidade de Ijuí.

O sábado, 28 de junho, reveste-se de um importante significado para a UNIJUÍ. Nesta data, em 1985, a UNIJUÍ iniciava suas atividades como Universidade de Ijuí. A portaria publicada no Diário Oficial da União nessa data, pelo então ministro da Educação, Marco Maciel, reconhecia o caráter de Universidade aos Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí (CIESI), criados em 1981 com a unificação das quatro Faculdades existentes. Desta forma nascia, segundo as palavras de Tancredo Neves, a ‘primeira universidade da Nova República’: a Universidade de Ijuí - UNIJUÍ. Em 20 de outubro do mesmo ano, acontecia a solenidade oficial de instalação da UNIJUÍ, realizada na Sociedade Ginástica de Ijuí, com a presença do ministro.

A história da Instituição nos remete aos anos 50 quando, na busca pela qualificação e habilitação legal para o trabalho pedagógico e a atuação no ensino secundário, a Ordem dos Frades Menores Franciscanos (Capuchinhos) do Rio Grande do Sul e a comunidade da região, iniciou uma mobilização para a implantação do ensino superior na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A partir deste movimento, foi constituída, em 1957, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pioneira no ensino superior na região.

Em 1969, por meio de escritura pública, o patrimônio da FAFI foi transferido para a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do rio Grande do Sul - FIDENE, que hoje é a mantenedora da UNIJUÍ. Em 1993, a UNIJUÍ foi reconhecida como Universidade Regional (com Câmpus em Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos).

A INSTITUIÇÃO HOJE

• 9.574 alunos em todos os níveis de ensino
  • 1.070 funcionários
  • 4.000 pessoas dependem direta ou indiretamente da Instituição
  • 32 cursos de graduação
  • 14 cursos de especialização e MBA
  • 85 cursos de extensão
  • 34 grupos de pesquisa
  • 5 mestrados
  • 1 doutorado
  • 36,4 mil profissionais formados na graduação
  • 580 mestres e doutores formados
  • 476 ambientes de ensino e pesquisa: 158 laboratórios; 113 salas de ensino prático; 182 salas de aula; 15 anfiteatros e auditórios; e 08 espaços esportivos

Foto: Comemoração da aprovação do reconhecimento da Unijuí, em 10.05.1985. Professor Adelar Baggio, quando da chegada à Unijuí depois do desfile no centro de Ijuí. Arquivo MADP/FIDENE.