Encontro comemora a marca de 3000 empresas beneficiadas pelo Projeto Extensão Produtiva e Inovação - Unijuí

UNIJUÍ/NEPI participa do encontro e comemora o atendimento de mais de 200 indústrias na região noroeste.

Durante a última semana, quinta-feira, foi realizado um encontro na Associação Comercial e Industrial de Lajeado, com a presença do governador Tarso Genro, secretários de Estado, representando a UNIJUÍ, o Corede Fronteira Noroeste e o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI), professor Pedro Buttenbender e autoridades, celebraram a marca de 3 mil empresas beneficiadas pelo Projeto Extensão Produtiva e Inovação.

O projeto, a cargo da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), braço operacional da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SPDI), tem 20 Núcleos de Extensão Produtiva e Inovação (NEPIs) em todo o Estado e estruturas implantadas em universidades conveniadas ao projeto, para as quais já foram repassados R$ 13,3 milhões.

O convênio conta com 113 extensionistas nas 28 microrregiões do Estado, que trabalham para a capacitação das empresas para possibilitar maior eficácia produtiva, auxiliando no fomento de ideias de inovação com sustentabilidade e dando apoio para o planejamento e formulação de projetos para o aumento da competitividade com incremento da produção, do emprego e da renda.

De acordo com o diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sérgio Kapron, já foram investidos R$ 3 milhões em convênios para micro e pequenas empresas, e 1.149 empreendimentos já buscaram financiamentos para ampliação de negócios. “Já foram repassados R$ 13,3 milhões por meio de convênios com 14 universidades comunitárias. E as empresas atingidas pelo projeto já tiveram R$371,33 milhões de benefícios. Sem dúvidas este é o projeto mais regionalizado da Política Indústria do Estado”.

Parque Científico Tecnológico do Vale do Taquari é inaugurado

Na oportunidade o governador inaugurou, o Parque Científico Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, em Lajeado. O espaço destinado ao desenvolvimento tecnológico tem cerca de 5.200 metros de área construída, com investimentos de R$ 23 milhões. A inauguração do Tecnovates significa o cumprimento da meta de governo de consolidar três parques tecnológicos no Estado.

As instalações inauguradas compreendem os laboratórios de biologia, biotecnologia e química de alimentos, tratamento de resíduos da área de alimentos, e uma micro usina de leite e derivados. Também há espaço para empresas e incubadas da Incubadora Tecnológica da Univates - Inovates.

De acordo com o professor Pedro Buttenbender, que esteve representando a universidade no ato, é um importante investimento no desenvolvimento científico e tecnológico do estado e o fomento ao empreendedorismo e a inovação. “É uma das grandes prioridades do noroeste gaúcho, definidas inclusive pelo plano estratégico de desenvolvimento da região, através da constituição de um ambiente de maior estímulo as novas iniciativas. O desafio é das organizações líderes e a UNIJUÍ tem como missão ser parceira do desenvolvimento”.

Foto: Palácio Piratini