Parceria entre UNIJUÍ e RGE viabiliza Seminário Regional de Educação em Santa Rosa - Unijuí

Professores de 12 municípios da região participaram da 3ª Edição da Caravana RGE.

O Seminário Regional de Educação da 3ª Edição da Caravana RGE, “Educando para a Eficiência”, aconteceu na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, nesta terça-feira (12). O evento é desenvolvido pela Rio Grande Energia (RGE) através do programa de eficiência energética, em parceria com a UNIJUÍ, 17ª Coordenadoria Regional de Educação e Prefeitura Municipal de Santa Rosa.

O seminário teve início pela parte da manhã no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa, onde foi proferida a abertura oficial, momento em que ocorreu a apresentação do projeto, proposta pedagógica, calendário de ações, concurso educativo e entregue material didático. Na sequência os professores presentes acompanharam a palestra “Cenários e Desafios da Sustentabilidade”, com o Doutor em Ecologia, Genebaldo Freire Dias.

Os educadores também prestigiaram, o espetáculo teatral “Viagem ao mundo da eletricidade”e à exposição científica interativa denominada Túnel do Conhecimento. Pela parte da tarde, os participantes deslocaram-se até a UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa e participaram de oficinas multidisciplinares. Nas oficinas foram apresentadas ferramentas para os professores se apropriarem de elementos para enriquecer e valorizar o trabalho que desenvolvem nas escolas, através de exemplos práticos.

O Pró-Reitor do Câmpus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger, participou da abertura do evento e destacou a importância do mesmo para os professores de nossa região através da proposta da RGE trabalhar a questão da sustentabilidade. “É fundamental que se desenvolvam ações que visam o equilíbrio entre o meio ambiente e as ações desenvolvidas pelo ser humano”. O professor também avaliou de forma positiva a iniciativa da RGE em possibilitar aos professores da região informações que serão multiplicadas em relação ao consumo consciente de energia.

Sobre a Caravana RGE

A Caravana RGE - Educando para a eficiência é um projeto socioeducativo itinerante, desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da RGE (PEE-RGE), que leva informação, arte, cultura, educação e conhecimento sobre eficiência energética, uso seguro da energia elétrica e conservação dos recursos naturais para estudantes e educadores da rede pública de ensino e às comunidades da área de concessão da empresa.

Todas as ações são conduzidas a partir de uma abordagem pedagógica lúdica e interativa. Desta forma, alunos e professores mergulham em um universo de boas práticas e nobres ações. Vivenciam inúmeros exemplos de atitudes sustentáveis, em um intercâmbio de experiências e conhecimentos, tornando-se interlocutores da mudança no seu dia a dia e no de suas famílias. É o estímulo à mudança de comportamento para a sustentabilidade, por meio da conscientização pela vivência.

Fonte: Caravana RGE