TEC-E-INOVA irá debater o potencial da região e as experiências de empreendedorismo - Unijuí

A 7ª edição da Feira de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (TEC-E-INOVA) será desenvolvida na próxima semana, entre os dias 10 e 12 de setembro, no Câmpus da UNIJUÍ, em Ijuí.

Com o tema “Desenvolvimento Regional – A constituição de um Ecossistema Empreendedor”, a feira pretende promover uma ação integrada entre Universidade, Poder Público e meio empresarial, agregando novos elementos para a promoção do desenvolvimento regional, debatendo o potencial do Noroeste gaúcho para o fomento ao empreendedorismo.

A reportagem “Do Vale do Silício para o Vale do Anhangabaú”, publicada no domingo, 31 de julho, no site do Estadão, de São Paulo, destaca a iniciativa da Prefeitura de São Paulo que lançou, na semana passada, uma política de estímulo à inovação e ao empreendedorismo tecnológico, por meio de “startups”, ou seja, empresas que nascem com uma ideia inovadora e que estejam em busca de um modelo de negócio rentável. O lançamento aconteceu durante o Fórum “Construindo Startups de Classe Mundial”, que reuniu líderes de governo e empresários no Vale do Anhangabaú. O Prefeito Fernando Haddad destacou que se trata de uma política abrangente de apoio ao empreendedorismo na área tecnológica. “Às vezes uma bela ideia morre por falta de apoio. Teremos um ciclo de negócios para empresas que estão nascendo e precisam de um apoio governamental”.

No primeiro dia da TEC-E-INOVA, estarão em debate os temas Modelos de desenvolvimento regionais voltados para o empreendedorismo e inovação; A Política de ciência, tecnologia e inovação do Estado e o desenvolvimento endógeno de regiões; Elementos estruturantes na formação de um ecossistema empreendedor; A constituição de fundos de riscos regionais; além da palestra “Sonhe o Impossível”, com a palestrante Isabel Pesce Mattos, conhecida como Bel Pesce ou “A menina do Vale”, que irá falar sobre sua experiência como estudante e empreendedora no Vale do Silício. A programação completa do evento pode ser conferida no Portal da UNIJUÍ.