“Parabéns Ijuí: teremos o curso de Medicina!”, destaca o Reitor Martinho Kelm - Unijuí

“Parabéns Ijuí: teremos o curso de Medicina!”, destaca o Reitor Martinho Kelm

Em Ijuí, uma ampla mobilização vem sendo feita desde 2012 pelo Comitê Pró-Curso de Medicina.

“Parabens Ijuí, agora é oficial. O MEC acaba de anunciar Ijuí como cidade que receberá um novo curso de Medicina. Depois de praticamente dois anos de lutas e mobilizações temos hoje o prazer de compartilhar esta notícia, que sem dúvida deverá transformar positivamente nossa região. Ainda no mês de setembro será publicado o edital para o encaminhamento do projeto por parte da universidade e a UNIJUÍ estará então formalizando este encaminhamento. Parabéns a todos”.

Com estas palavras, o Reitor da UNIJUÍ comemorou, na tarde desta quinta-feira, 04, a notícia de que o Governo Federal autorizou a criação de 39 novos cursos de Medicina, quatro deles em municípios do Rio Grande do Sul - Erechim, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Ijuí.

A confirmação dos municípios que estão aptos a receber o curso de Medicina se deu nesta quinta-feira, por parte do Ministério da Saúde. A iniciativa faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos de expansão da formação no país. As oportunidades de formação em Medicina, que serão criadas, fazem parte das ações estruturantes da saúde.

Na seleção das 39 cidades, o Ministério da Educação levou em conta a necessidade do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de residência médica. Recentemente, a estrutura da rede básica de saúde do município de Ijuí passou por avaliação in loco, realizada por comissão designada pelo Governo Federal. Com esta confirmação, inicia agora o processo de credenciamento das Universidades aptas a implantar o curso.

Em Ijuí, uma ampla mobilização vem sendo feita desde 2012 pelo Comitê Pró-Curso de Medicina em Ijuí, reunindo, além da Universidade, Prefeitura, Hospital de Caridade, Câmara de Vereadores e ACI.

O projeto do curso de Medicina já foi aprovado pelo Conselho Universitário da UNIJUÍ. Conforme destaca o Reitor, a Universidade está preparada para a implantação do curso de Medicina, estando garantida já toda a estrutura necessária para os dois primeiros anos de andamento do curso, de um total de seis anos. A Universidade projeta um investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura e laboratórios para as atividades a serem desenvolvidas no terceiro e quarto ano. Para os dois últimos anos de curso, os acadêmicos utilizarão a estrutura do Hospital de Caridade de Ijuí, com quem a UNIJUÍ possui convênio firmado.

Martinho Kelm destaca que está prevista uma audiência pública para o próximo dia 10, em Brasília, quando o Governo Federal deverá divulgar as regras de enquadramento das universidades no edital, a ser divulgado ainda este mês.