Parques tecnológicos: fomento à inovação e a criação de novos empregos - Unijuí

Parques tecnológicos: fomento à inovação e a criação de novos empregos

Tema será debatido na TEC-E-INOVA, em uma mesa redonda com Dr. Renato Oliveira, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado.

União entre mercado e universidades, os parques tecnológicos são espaços de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e inovação, capazes de criar e concentrar um ambiente favorável à inovação tecnológica.

São ferramentas que vem crescendo em todo o Brasil. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil possui parques tecnológicos de inovação em quase todos os estados. As cerca de 380 incubadoras do país e 42 parques tecnológicos abrigam oito mil empresas e já graduaram, ou seja, já lançaram no mercado 2,5 mil novos empreendimentos. Estimativas mostram que esses negócios geram uma receita de R$ 4,1 bilhões por ano e criam 35 mil empregos diretos de mão de obra qualificada.

A TEC-E-INOVA mostrará esse fértil terreno durante uma mesa redonda, que será realizada na quinta-feira, dia 11, a partir das 14h, com o tema: “Políticas e instrumentos de incremento da competitividade: dos distritos industriais aos parques de inovação tecnológica”, que terá a coordenação do Dr. Renato Oliveira, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado.

Em destaque, dois projetos já consolidados no Rio Grande do Sul: A Tecnopuc, em Porto Alegre e a Tecnosinos, em São Leopoldo.

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), inaugurado oficialmente em 25 de agosto de 2003, estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria Instituição estão sediados em uma área inicial de 5,4 hectares, que hoje está em expansão, localizada no Campus da Universidade, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Atualmente, o Tecnopuc abriga 120 organizações, considerando empresas, entidades representativas e estruturas de pesquisa da PUCRS que, juntas, somam mais de 10 mil postos de trabalho.

Já o Parque Tecnológico de São Leopoldo - Tecnosinos - é um ambiente tecnológico surgido em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de fomentar novas economias da área da tecnologia orientadas pelo empreendedorismo inovador e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.

Criado há mais de 10 anos, a partir do Polo de Informática de São Leopoldo, o Tecnosinos abriga hoje diversas empresas, divididas em polos com especialidades nas áreas de Tecnologia da Informação, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Alimentos Funcionais e Nutracêutica e Tecnologias Socioambientais e Energia.

Sua governança se estabelece entre a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde está localizado o parque), empresas e iniciativa pública. A estrutura do parque compreende 144.000 m², incluindo incubadora tecnológica e condomínios para as empresas.