Professor da UNIJUÍ concluiu doutorado em Administração - Unijuí

Professor da UNIJUÍ concluiu doutorado em Administração

Práticas inovadoras na Gestão do Desenvolvimento do Noroeste Gaúcho é tema principal da tese realizada na Universidad Nacional de Misiones (UNaM) em Posadas, Misiones (Argentina).

O professor da UNIJUÍ, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Pedro Luís Büttenbender, concluiu Doutorado em Administração junto a Universidad Nacional de Misiones (UNaM) em Posadas, Misiones (Argentina). A apresentação e defesa pública da Tese de Doutorado em Administração, toda escrita em espanhol, tem como título “Práticas inovadoras de gestão do desenvolvimento da Região do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e foi aprovada com conceito 9,5, na escala de 0 a 10.

O Orientador da Tese de Doutorado de Büttenbender foi o professor Dr. Jorge Sausen, e os membros do Tribunal Examinador foram os professores: Dra. Lurdes Froemming, Dr. Juan Fleita e Dra. Nilda Tañski. O Curso de Doutorado em Administração, oferecido pela UNaM, Facultad de Ciencias Económicas, é reconhecido pelos órgãos oficiais (Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria - CONEAU) desde o ano 1998, com conceito 4, na escala de 0 a 5. O Título de Doutorado inicia agora o trâmite de revalidação no Brasil. A UNIJUÍ possui Termo de Cooperação Institucional firmado com a UNAM desde ao ano de 1991, revisado no ano de 2008.

Honrado, feliz e realizado com a conquista, professor Pedro, afirma ser um reconhecimento e conquista pessoal, coletiva e institucional, agradecendo a UNIJUÍ e demais organizações pela prioridade e a família, colegas e amigos pelo incentivo e apoio nesta trajetória e que culminou em mais um Docente da UNIJUÍ, titulado como Doutor.

Buttenbender destaca ainda que, os fundamentos e proposições da Tese iluminaram e estão respaldando as iniciativas lideradas pela UNIJUÍ, propostas estas empreendidas visando constituir uma atmosfera inovadora e empreendedora, em articulação com as principais lideranças do noroeste gaúcho.

Sobre a Tese

A tese realiza um estudo sobre os processos de desenvolvimento da Região Noroeste/RS, ampla região de fronteira internacional, propondo um modelo de gestão e de governança para o desenvolvimento, sugerindo estratégias para a aceleração dos processos de desenvolvimento regional. Com a evolução da sociedade, as mudanças e inovações, surgem novas formas de gestão e de governança entre as instituições e suas lideranças, focados no equilíbrio e sustentabilidade do desenvolvimento. A acumulação de novas competências políticas, econômicas, sociais, ambientais e tecnológicas sugerem propostas mais audazes e impactantes na região, resultantes da visão consensuada de futuro, da construção de pactos de compromissos e responsabilidades compartilhadas, e planos e gestão estratégica dos processos de desenvolvimento e a presença de um tecido institucional fortalecido.

Sustentado em uma referenciada base conceitual e teórica sobre os temas da inovação, do empreendedorismo, da gestão e da governança dos processos de desenvolvimento, a Tese contempla uma minuciosa caracterização e diagnóstico do noroeste gaúcho, externando potencialidades, ameaças, qualidades e fragilidades.

A partir da combinação teórica e prática, o estudo apresenta um modelo “Triple-triple-tri”. A Tese sustenta que todas as iniciativas empreendidas anteriormente foram determinantes para o positivo processo histórico-evolutivo, porém, não sendo suficiente isoladamente para fazer frente aos desafios presentes e futuros da gestão e da governança do desenvolvimento da região. As bases de sustentação estão na triple hélice que envolve o Estado-Poder Público, os Empresários e as Universidades-Centros de Difusão tecnológica, geridos com apoio aos mecanismos de organização da sociedade e sua participação. A segunda triple está referenciada no sustentável e equilibrado desenvolvimento econômico, social e ambiental. A terceira dimensão triple combina a capacidade de inovação, acumulação de novas competências tecnológicas (saber fazer), e o empreendedorismo, dimensionado pela agregação de valor. A combinado destas três ênfases resulta na proposta do modelo “triple-triple-tri”.

As propostas estratégicas para a aceleração dos processos de desenvolvimento apontam para:

1. Articulação de um pacto sócio territorial regional, envolvendo as instituições e suas lideranças;
  2. Qualificação, modernização e fortalecimento da gestão pública;
  3. Investimentos maiores na extensão tecnológica e produtiva, inovação e cooperação entre os agentes das cadeias produtivas do território;
  4. Expansão e modernização da infraestrutura logística, de comunicação e tecnológica na região;
  5. Fomento ao empreendedorismo tecnológico-territorial, priorizando iniciativas produtivas de elevada performance tecnológica e de agregação de valor;
  6. Ampliação dos investimentos na educação e formação técnico profissional, sintonizados com as demandas presentes e futuras da região;
  7. Integração e maior cooperação fronteiriça, visando acelerar o desenvolvimento da região mediterrânea frente aos projetos de alto impacto na região (complexo hidroelétrico) e demais que se avizinham.

Finaliza a Tese afirmando que o desenvolvimento futuro da região será resultado da combinação interna das próprias competências, sustentada numa rede institucional e o apoio e incentivo de políticas e programas externos, sustentada em investimentos conjuntos em ciência e tecnologia, na educação e capacitação dos agentes e atores locais do desenvolvimento. Esta dinâmica será altamente determinante para constituir um território inovador e empreendedor, com a aceleração do desenvolvimento, promovendo a agregação de valor, a equidade social e a sustentabilidade ambiental.