Salão do Conhecimento: momento de valorização da produção científica - Unijuí

Salão do Conhecimento: momento de valorização da produção científica

O Salão do Conhecimento da UNIJUÍ foi oficialmente aberto na manhã desta terça-feira, 09, durante evento realizado no Salão Azul da Biblioteca, no Câmpus Ijuí.

A cerimônia de abertura marcou também a certificação da equipe de Rondonistas que participou da Operação Velho Monge, no período de 17 de janeiro a 4 de fevereiro.

A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Moraes Berlezi, falou do objetivo do Salão do Conhecimento, que é “dar vida e sentido ao que é produzido na Universidade”. Destacou que a Universidade precisa dialogar continuamente com a comunidade para identificar e delimitar os problemas sociais e buscar, conjuntamente, a resolutividade destes problemas, construindo alternativas viáveis e sustentáveis que considerem o contexto sócio-econômico, cultural e ambiental. “Somente assim é possível ter avanços sociais, sólidos e duradouros e que garantam o acesso a direitos fundamentais”. Evelise Berlezi também destacou que o Salão do Conhecimento é um espaço para a socialização da produção científica e tecnológica da Universidade, acrescentando que cerca de 700 trabalhos estarão sendo apresentados durante o evento, nos quatro Câmpus, de hoje a sexta-feira.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, destacou em sua fala o significado do “fazer ciência, e fazer ciência numa universidade comunitária”, destacando que “fazer ciência é essencialmente resolver problemas, ou seja, dar uma contribuição à solução de um problema. Já à Universidade, cabe formar massa crítica capaz de ter uma visão ampliada desse problema”. Também participaram da solenidade de abertura os consultores do CNPq, professores doutores Maria Rosa Chitolina, Alysson Ranieri Seidel e Paulo Ceretta, todos da UFSM; e Cênio Back Weyt, da URI.

O professor Paulo Ernesto Scortegagna, coordenador do Projeto Rondon na UNIJUÍ, fez um breve relato das atividades desenvolvidas na Operação Velho Monge. Receberam certificados os acadêmicos Cássio Tomazi; Nailene Denise Dreilich; Fábio da Costa Petry; Orvandir Luis Joris; Carla Patrícia Schultz Coppeti; Luiza Amabile Uhde Scortegagna; Ana Paula Huttra Kleemann; e Régis Filipe Schneider; além dos professores colaboradores do projeto.

Sobre o Salão do Conhecimento

O Salão do Conhecimento da UNIJUÍ é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na UNIJUÍ e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de ensino fundamental e médio, de graduação e de pós-graduação, um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

O evento compreende a realização do XXII Seminário de Iniciação Científica; XIX Jornada de Pesquisa, XV Jornada de Extensão, IV Mostra de Iniciação Científica Júnior e IV Seminário de Inovação e Tecnologia. A programação do evento contará com apresentação de pôsteres, painéis temáticos, avaliações da iniciação científica com consultores do CNPq, apresentações orais de estudos, encontros de grupo PET da Universidade, e muitas outras atividades. O cronograma completo pode ser conferido no portal da UNIJUÍ.

Cobertura especial do evento

Na edição deste ano, o Salão do Conhecimento terá uma cobertura toda especial: a Unidade de Jornalismo da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ, em parceria com a Agência de Notícias do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo e a Rádio UNIJUÍ FM vão fazer a cobertura jornalística do evento.

Nos quatro dias de evento, 16 alunos, além dos profissionais de cada setor e professores do curso, vão acompanhar as atividades do Salão do Conhecimento, entrevistar pesquisadores, bolsistas, avaliadores, para registrar o evento em notícias no Comunica, no Blog Tá Ligado, no Blog da Usina de Ideias, em boletins para a UNIJUÍ FM e postagens nas redes sociais da Universidade.