TEC-E-INOVA é oficialmente aberta no Câmpus da UNIJUÍ - Unijuí

TEC-E-INOVA é oficialmente aberta no Câmpus da UNIJUÍ

A 7ª edição da Feira de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (TEC-E-INOVA) foi oficialmente aberta no Câmpus da UNIJUÍ, em Ijuí, na manhã desta quarta-feira, 10 de setembro.

Com o tema “Como podemos constituir um ecossistema empreendedor”, a feira promete movimentar o Câmpus da UNIJUÍ até a próxima sexta-feira, com a presença de renomados palestrantes do país, que irão debater a temática e apresentar experiências exitosas de outras regiões. A promoção é da UNIJUÍ, Sindilojas e Prefeitura Municipal de Ijuí.

O Reitor da UNIJUÍ e presidente da Feira, Martinho Luís Kelm, destacou na abertura do evento que a TEC-E-INOVA pretende promover uma ação integrada entre Universidade, Poder Público e meio empresarial, agregando novos elementos para a promoção do desenvolvimento regional, debatendo o potencial do Noroeste gaúcho para o fomento ao empreendedorismo. Salientou, porém, que este debate deve ir muito além do evento, convergindo em iniciativas que possam contribuir para a fixação de jovens na região, alavancando ainda mais o desenvolvimento. “Somos referência na área da educação em todos os níveis, temos um poder público atuante e um setor empresarial em desenvolvimento, em vários segmentos. No entanto, somos a região que mais perde jovens talentos. Temos a competência, mas é preciso que haja um salto para reter este capital intelectual e para que possamos avançar no desenvolvimento da região”, destacou o Presidente da Feira.

Como requisitos para a constituição deste ecossistema empreendedor, Kelm destacou a necessidade de uma postura comprometida com o desenvolvimento, o comportamento proativo dos agentes, uma visão ampliada de sustentabilidade, infraestrutura física, tecnológica, de serviços e de governança, e uma sinergia entre objetivos e estratégias dos diferentes agentes sociais. Pela manhã, palestram na programação o diretor do Instituto Gênesis, da PUC-Rio, José Alberto Sampaio Aranha, com o tema “Modelos de desenvolvimento regionais voltados para o empreendedorismo e inovação”, e o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, que irá falar sobre “A política de ciência, tecnologia e inovação do estado e o desenvolvimento endógeno de regiões”.

Os destaques desta quarta-feira são, ainda, as palestras da Presidente do TECNOPARQUE, Parque Tecnológico de Santa Maria, Nilza Venturini Zampieri; a Equipe Anjos do Brasil, sobre Fundos de Risco; e Isabel Pesce Mattos, conhecida como “Bel Pesce”, autora do livro “A menina do Vale” e fundadora da empresa Lemon. A programação pode ser conferida no site da feira.