![]() |
Algumas das propostas previstas pelo Programa será a constituição de uma rede de incubadoras na região Noroeste e a criação de um centro de informações e análises sócio-econômica para empreendedores.
O Programa de Qualificação da Competitividade do Noroeste Gaúcho, liderado pela UNIJUÍ e demais instituições privadas de ensino superior da região foi apresentado em reunião na semana passada, dia 18, na sede da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisap). A proposta inicial de integração do Programa através da Acisap e Agência de Desenvolvimento (AD) foi discutida em reunião, com prefeitos e presidentes de associações comerciais de Santa Rosa, Três de Maio e Horizontina.
Martinho Kelm, reitor da UNIJUÍ, disse que é importante que se possa envolver todos os segmentos, pois o meio empresarial terá muita dificuldade de atuar sozinho nesta ação. “Sabemos que, como Universidade, formar bons profissionais não basta, então precisamos ter outros projetos”, destaca.
![]() |
Entre as ações do Programa estão a constituição de uma rede de incubadoras na região Noroeste e a criação de um centro de informações e análises sócio-econômica para empreendedores. Já foram realizados quatro encontros. As instituições percebem 2015 como o ano do empreendedorismo.
Mogar Sincak, presidente da Acisap, diz que o Programa pensa no futuro da região. “É um planejamento com resultados em médio e longo prazo, mas que buscam garantir um processo de desenvolvimento efeito para a região, levando em consideração a tecnologia e a inovação”, destaca.
As instituições de ensino, associações comerciais e prefeituras devem formalizar a proposta em documentos para o poder público para pedir o aval das ações. Em fevereiro pretende-se apresentar a proposta ao Governador do Estado.
Fotos: ACISAP

