FIDENE aprova orçamento de R$ 127,8 milhões para 2015 - Unijuí

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FIDENE aprova orçamento de R$ 127,8 milhões para 2015

 
 

A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE) terá um orçamento de R$ 127,8 milhões para ser executado em 2015. 

A proposta do Orçamento-Programa esteve em análise esta semana pelos Conselhos Diretor e Curador da mantenedora, sendo aprovado na manhã desta quinta-feira, 18, durante Assembleia Geral da Fundação. O orçamento compreende as quatro mantidas da FIDENE – a UNIJUÍ, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), a Rádio Educativa Unijuí FM e o Museu Antropológico Diretor Pestana. Do montante de R$ 127,8 milhões, a mantida UNIJUÍ terá o maior orçamento, estimado em R$ 124,4 milhões.

O Orçamento Programa é elaborado de acordo com o Planejamento Institucional, que está organizado em quatro Eixos Estruturantes e suas respectivas prioridades para o ano de 2015, que são: o fortalecimento do Projeto Institucional; o Fortalecimento da Excelência Acadêmica; a Qualificação da Gestão; e o Fortalecimento da Sustentabilidade Institucional.

O Presidente da FIDENE e Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, destaca o incremento de cerca de R$ 10 milhões no Orçamento-Programa aprovado para 2015 em relação ao ano passado. Na sua avaliação, deverá haver uma manutenção do patamar de resultados positivos obtidos pela Instituição em 2014, quando o desempenho econômico atingiu um dos melhores índices da história da Fundação.

O Diretor Executivo da FIDENE e Vice-Reitor de Administração da UNIJUÍ, Laerde Gehrke, também destacou a evolução do desempenho operacional da UNIJUÍ em 2014 e as boas perspectivas de se manter em 2015, perspectiva esta que se confirma a partir dos dados das rematrículas e as matrículas já efetivadas até este momento. A política de incentivo à educação, a partir do programa do FIES, que deve ser mantida como uma política pelo Governo Federal, também foi fator favorável apontado pela Presidência da FIDENE. “Esses fatores apontam para a possibilidade de vivenciar uma nova etapa na trajetória histórica da instituição, de formação de profissionais qualificados e capacitados, para atuar em diferentes campos profissionais do mercado, de participar como agentes de desenvolvimento local e regional, em comunidades e entidades sociais”.



 


 

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