FIES 2015 é pauta de reunião do MEC com as universidades comunitárias - Unijuí

FIES 2015 é pauta de reunião do MEC com as universidades comunitárias

O Secretário Executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, recebeu na terça-feira, 27 de janeiro, em Brasília, um grupo de representantes de instituições de ensino superior comunitárias.

Na pauta, foram debatidos os cenários para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) frente aos desafios econômicos que o país enfrenta. O grupo de trabalho das comunitárias foi liderado pelos reitores Mário Cesar dos Santos e Martinho Kelm, Vice-Presidentes respectivamente da ABRUC e COMUNG, e contou ainda com a participação de oito representantes da ABIEE, ACAFE e ANEC.

Conforme destaca o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, o governo federal vem fazendo grandes ajustes macroeconômicos que estão se refletindo em todos os ministérios, em especial nas áreas da saúde e da educação. No caso do FIES, conforme dados apresentados na reunião de terça-feira, o orçamento previsto pelo MEC para 2015 totaliza R$ 12 bilhões, no entanto, apenas as renovações de contratos já existentes comprometem R$ 15 bilhões. Kelm salienta que o governo federal está fazendo um conjunto de ajustes para atender, num primeiro momento, às demandas de aditamentos de contrato (renovações), não havendo, ainda, perspectivas quanto à abertura de novas vagas. Diante deste quadro, também não deverá se concretizar, em 2015, a oferta de financiamento para a pós-graduação Stricto Sensu, conforme havia sido anunciado no ano passado.

Na reunião, também foi anunciado um corte no número de parcelas pagas pelo MEC às instituições de ensino superior, as chamadas recompras de títulos, que de um total de 12, serão liberadas apenas oito. Conforme destaca Martinho Kelm, são recursos que equivalem a um terço da receita no caso da UNIJUÍ, sendo que as medidas anunciadas exigirão esforços de todas as instituições para adequarem seus orçamentos.

Fies - sistema disponível para renovações

O Sistema Informatizado do Fies (SisFies) está disponível  para aditamentos desde a tarde de quarta-feira, 28. Os estudantes que pretendem fazer a renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem buscar acesso on-line à página do sistema e indicar o número do CPF e a senha. O Fies tem 1,9 milhão de contratos registrados no período de 2010 a 2014 e abrange mais de 1.630 instituições de educação superior. O fundo financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem pedir o benefício os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Fotos: Abruc / Assessoria de Comunicação