Reitor participa de uma série de reuniões com secretários do governo estadual - Unijuí

Reitor participa de uma série de reuniões com secretários do governo estadual

Professor Martinho Luís Kelm integrou comitiva do Comung e também comitiva com integrantes da Prefeitura de Ijuí e ACI.

Nesta semana, o Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Luís Kelm esteve em Porto Alegre, em conjunto com representantes da Prefeitura de IJUÍ e ACI em uma série de visitas a secretários do Governo Estadual. A comitiva esteve nos gabinetes do secretário de Obras, Gerson Burmann, do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, do secretário de Agricultura, Ernani Polo, e do secretário de Cultura, Victor Hugo.

Segundo o Reitor, a comitiva ouviu dos secretários as suas políticas para a gestão. Nas reuniões também foi relatado as principais questões do município e pautas vinculadas ao desenvolvido, que tem sido conduzidas conjuntamente entre município, ACI e Universidade. “O tom geral foi de grandes dificuldades orçamentárias. Mas foi importante em termos de abrir possibilidades para a construção de pautas conjuntas, que não envolvam diretamente o desembolso de recursos, em busca da unificação de agendas entre o estado, empresariado e universidade”, avalia o professor Martinho Luís Kelm.

Comung participa de audiência com Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

A diretoria do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) reuniu-se nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS (Sdect), Fábio Branco. O encontro teve como principal objetivo apresentar o Comung ao secretário e conhecer a estrutura, ainda em formação, da nova secretaria que unifica 3 pastas do governo anterior: a Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, a Secretaria de Desenvolvimento e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). Com a fusão, a Sdect passa a responder por programas que auxiliam desde a micro e grande empresas, até as áreas de Ciência e Tecnologia.

Durante a audiência foram apresentadas as instituições que congregam o Comung e os programas e projetos em andamento. “A ideia é darmos continuidade aos projetos e pesquisas que tínhamos através dos parques tecnológicos de nossas universidades, por exemplo”, comenta o assessor do Comung, Renato de Oliveira. Segundo Oliveira, após a estruturação da secretaria, que deve acontecer até o feriado de carnaval, o Comung poderá definir mais concretamente as possibilidades de colaboração. “Nossa principal preocupação é a articulação entre a produção científica de nossas instituições e o desenvolvimento industrial do Estado. É fundamental pensarmos na transferência de tecnologia para contribuição no desenvolvimento econômico e social do Estado”.

O secretário deve participar da próxima reunião de reitores do Comung, em data ainda a ser confirmada. Branco sinalizou que os projetos serão mantidos e há interesse do Estado em estabelecer novas parcerias entre Comung e Sdect. Estiveram presentes representando a rede de educação o presidente do Comung, Ney José Lazzari, reitor da Univates; o 1º vice-presidente, Martinho Luís Kelm, reitor da Unijuí, a 2ª vice-presidente,  Iraní Rupolo, reitora da Unifra, o secretário, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, reitor da UCPel, o tesoureiro, José Carlos de Souza, reitor da UPF e o Assessor, Renato de Oliveira.

Secretaria do Turismo também recebe Comung

Na parte da tarde, o assessor Renato de Oliveira e o tesoureiro José Carlos de Souza foram recebidos pela secretária adjunta do Turismo, Gabriela Markus e pelo Diretor de Turismo, Abdon Barreto Filho. O Comung apresentou sua estrutura e propostas na área do Turismo, como economia criativa, indústria de moda e gastronomia, áreas contempladas em editais de pesquisa do Comung. Ficou acertado agendamento de nova reunião para discutir projetos e definição de agenda colaborativa do Comung.