UNIJUÍ promove mais uma edição do projeto “Acolhendo Docentes” - Unijuí

UNIJUÍ promove mais uma edição do projeto “Acolhendo Docentes”

Está em desenvolvimento nesta segunda e terça-feira o projeto Acolhendo Docentes UNIJUÍ.

Desenvolvido pelas Vice-Reitorias de Graduação, de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e pelo Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos, o programa visa apresentar aos docentes do quadro efetivo elementos constitutivos das políticas institucionais relacionadas ao ensino de graduação, de pós-graduação, pesquisa e extensão, possibilitando estabelecer relações entre o trabalhador e a organização de trabalho, de modo a proporcionar a interação do mesmo à cultura institucional.

A Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring, destaca que o projeto “Acolhendo Docentes” vem sendo desenvolvido há quatro anos, no entanto, desde 2014 passou por uma reformulação, no sentido de envolver todos os docentes iniciantes, com menos de cinco anos de Instituição, num processo de formação no qual, efetivamente, o professor possa a assumir suas funções nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como de gestão. “O objetivo é mostrar a UNIJUÍ a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2015/2019), apresentando ao professor o perfil que a Universidade deseja e como ele pode se colocar frente às diferentes dimensões”, salienta a Vice-Reitora. Este processo deverá ter continuidade, com este grupo, ao longo deste e do próximo ano, sempre no início dos semestres letivos.

A programação teve início na manhã de segunda-feira, no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana, com acolhida a cargo da Reitoria, um momento cultural com o Coral UNIJUÍ, além da apresentação das políticas e diretrizes do ensino da UNIJUÍ, a cargo da Vice-Reitoria de Graduação. No turno da tarde, a programação foi desenvolvida no auditório do Hospital Veterinário, dando sequência à apresentação das diretrizes de ensino.

Para esta terça-feira, no turno da manhã, na Criatec, está prevista a apresentação das Políticas e Diretrizes da Pesquisa e Extensão, a cargo da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. O tema tem sequência à tarde, no Câmpus Ijuí. A escolha de diferentes locais para desenvolver esta formação também é uma forma dos novos professores conhecerem os diferentes espaços institucionais.