Programa Redes de Cooperação promove capacitação em Santa Rosa - Unijuí

Programa Redes de Cooperação promove capacitação em Santa Rosa

Empresários e colaboradores integrados ao programa realizaram o curso “Começando a Importar”.

O Programa Redes de Cooperação, apoiado pela UNIJUÍ e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, está promovendo o curso Começando a Importar na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, em parceria com a Escola Superior de Gestão e Negócio (ESGN) e Educação Continuada da Universidade.

O curso teve início na segunda-feira (9) e será concluído no dia de hoje, quarta-feira (11) e está sendo ministrado pelo Consultor Grasiano Tolfo, para empresários e colaboradores integrados ao programa Redes de Cooperação. O objetivo é apresentar os principais conceitos de importação e as ferramentas para proporcionar às pequenas empresas condições de planejar a inserção no comércio exterior.

Segundo o Supervisor Regional do Programa Redes de Cooperação, Fernando Lau, mesmo o cenário atual não sendo favorável para as importações de alguns produtos em virtude do câmbio desvalorizado, é importante que os empresários tenham conhecimento e entendam os procedimentos para fazer importações. “No momento que surgir oportunidades eles tenham plenas condições para importar produtos, seja matéria-prima que será utilizada na fabricação de outros produtos, ou de produto pronto a ser revendido no mercado”, destaca.

De acordo com o presidente da Rede CNS, Vilson Boschetti, o curso está sendo positivo por trazer esclarecimentos, apresentando os caminhos e as dificuldades para se importar produtos, o que servirá para tomar a decisão de se fazer ou não futuramente a importação, ou até mesmo comprar o produto importado no Brasil se for viável.

Outros cursos também serão ofertados pelo Programa Redes de Cooperação neste primeiro semestre, de acordo com o supervisor, sendo desenvolvidos a partir da necessidade identificada pelos consultores junto às associações.