Emenda parlamentar do deputado Perondi garante recursos para projeto de popularização da ciência - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Emenda parlamentar do deputado Perondi garante recursos para projeto de popularização da ciência

 
 

A UNIJUÍ recebeu neste começo de semestre letivo recursos para realização do projeto “Conhecer para Transformar”, no valor global de R$ 373,7 mil. 

Estes recursos são oriundos de mais uma emenda parlamentar individual do Deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS)i, em parceria com a  Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto, vinculado à área da popularização das ciências, tem por objeto a realização de oficinas, mostras e eventos que buscam proporcionar a difusão de conhecimento científico produzido no âmbito da Universidade com vistas à promoção da interação entre pesquisadores, professores, estudantes, mediadores e não especialistas, buscando a formação permanente do indivíduo e o aumento da qualificação científico-tecnológica da sociedade.

O público alvo a ser atingido com o projeto são professores e estudantes do ensino fundamental e médio, comunidade acadêmica, públicos não especializados tanto no meio urbano quanto no meio rural. O projeto visa oportunizar aos públicos estabelecidos a visão da aplicação das ciências no cotidiano das sociedades, bem como de aproximá-los dos pesquisadores e das estruturas físicas que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas científicas. A interação de pesquisadores, professores e estudantes aproxima atores importantes do processo de construção do conhecimento, mitos são esclarecidos, curiosidades são atendidas, barreiras são derrubadas. Além disso, o trabalho com grupos menos favorecidos, em virtude da dificuldade de acesso ao conhecimento e alguns inclusive considerados em situação de risco permite uma nova perspectiva para pessoas que consideram que o conhecimento e a Universidade sejam apenas para uma categoria privilegiada do qual não fazem parte. 

Foto: Ilustração


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.