Red Cidir e Universidades presentes em solenidade internacional - Unijuí

Red Cidir e Universidades presentes em solenidade internacional

Eugenio Raúl Zaffaroni recebeu o título de Doutor Honóris Causa.

Ocorreu na última sexta-feira, dia 27, a concessão do título de Doutor Honóris Causa para Eugenio Raúl Zaffaroni, reconhecido doutor em Ciências Jurídicas e Sociais e também ex ministro da Suprema Corte de Justiça da Argentina. O Título foi concedido pela Universidade Gastón Dachary, de Posadas, Argentina.

O evento foi realizado com o apoio da Rede Internacional de Universidades de Cooperação Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional (Red Cidir), que é Coordenada pela UNIJUÍ através do professor Pedro Luís Büttenbender, vinculado ao DACEC.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades públicas, acadêmicas e de Reitores de Universidades integrantes da Red Cidir, destacando além do Reitor Anfitrião Ing. Luis Lichowski, Reitor da UNAM, Javier Gortari, Reitora da UNAE, Nadia Czeraniuk, e um amplo claustro de Professores Doutores de vários países. Pela UNIJUÍ participou também o professor Daniel Rubens Cenci, vinculado ao Departamento de Estudos Jurídicos e Sociais, representando o Mestrado em Direito da UNIJUÍ.

Sobre Red Cidir

A Red Cidir é integrada por Instituições de vários países. Pelo Brasil integram as universidades UNIJUÍ, Unicruz, Uri, Uffs e Fema. Também Universidades da Argentina, Paraguai, Uruguai, México, Venezuela e Espanha, tem como objetivo ampliar os laços de cooperação internacional entre as Universidades, em especial, na zona de fronteira missioneira trinacional.

No âmbito da Red Cidir são desenvolvidos vários projetos em cooperação, destacando a realização do Simpósio Iberoamericano de Desenvolvimento e Integração Regional. Neste último ano, em sua VI Edição, foi realizada na Universidad Católica de Itapua, Paraguai. A VII Edição, em 2015 será realizada em Posadas sob a coordenação da Universidad Gastón Dachary. São desenvolvidos projetos de fomento às cadeias produtivas, com apoio do BID, e de integração trasnfronteiriça com o apoio do Fundo EuroSocial. Projetos conjuntos de pesquisa e de professores visitantes em programas de mestrado e doutorado. Destacam-se como exemplo, a ativa participação e integração de professores do Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ e os Mestrados e Doutorado em Administração da Universidad Nacional de Misiones. O mesmo acontecendo com o Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Integração Regional, coordenado pela Universidad Gastón Dachary. Instituição está que estará oferecendo programa de Doutorado em Desenvolvimento Sustentável e Integração a partir de 2015.

Eugenio Raúl Zaffaroni

Nasceu em Buenos Aires em 1940, advogado, escritor de renome internacional com inúmeras obras sobre a Questão Criminal e o Direito Penal. Juiz da câmara criminal argentina, atuou nas diferentes instâncias até chegar ao cargo de Ministro da Suprema Corte de Justiça. Destacado internacionalmente por sua produção acadêmica, Zaffaroni recebeu prêmios em países europeus e na América Latina. Professor convidado e visitante de dezenas de universidades nos diferentes continentes

Zaffaroni atualmente é professor titular e diretor do Departamento de Direito Penal e Criminologia da Universidade de Buenos Aires, juiz federal aposentado, autor de mais 25 obras publicadas e algumas consideradas das mais importantes na área do Direito Penal, destacando o Tratado de Direito Penal em cinco volumes, Em busca das penas perdidas, Estruturas judiciais e Criminologia: aproximação de uma margem. Estas e outras obras traduzidas para vários idiomas, destacando também o português.