EFA inicia encontros de Formação de Professores - Unijuí

EFA inicia encontros de Formação de Professores

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA, iniciou, na na quarta-feira, dia 4, os encontros de formação continuada de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, que nesse ano tem como estratégia de formação a "I Jornada Interativa sobre a Produção do Conhecimento Escolar: o ensino para a compreensão".

O objetivo dos encontros é estimular a dimensão crítico-reflexiva, que forneça aos professores os meios de um pensamento autônomo, que facilite dinâmicas de autoformação participada, num intercâmbio de sentidos organizados e coesos como ação coletiva pedagógica.

A professora Marisa Nunes Frizzo, do DHE e do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ, foi a palestrante da noite e abordou o tema “O trabalho com a pesquisa no espaço escolar”. Segundo a professora, “os projetos possibilitam uma interação e um transitar entre os saberes populares e os conceitos teóricos, para constituição de um sujeito que pergunta, questiona, analisa e reflete sobre as dimensões teóricas de uma temática de pesquisa numa visão interdisciplinar."

E finalizou sua fala dizendo que, "ser professor da EFA é acreditar no potencial de cada sujeito e apostar no seu crescimento teórico, de forma acolhedora e humanizadora, assumindo uma postura ética e profissional de autoridade do conhecimento. A qual exige que a pesquisa se instaure no seu fazer pedagógico, com as exigências decorrentes de uma construção teórica sólida".

Os docentes participarão de oito encontros com dinâmicas diferenciadas: palestras e grupos de professores coordenando tematizações voltadas ao trabalho com pesquisa na escola. Assim como os professores, também os alunos participarão das Jornadas Escolares de Pesquisa. Os pequenos terão as jornadinhas e os alunos maiores as jornadas que culminarão no ensino médio com a participação e coordenação de trabalhos no Salão do Conhecimento da UNIJUÍ.