Reitoria da UNIJUÍ manifesta preocupação com relação à situação do Fies - Unijuí

Reitoria da UNIJUÍ manifesta preocupação com relação à situação do Fies

O quadro de incertezas em relação ao Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, a partir das novas regras implementadas pelo Ministério da Educação, está gerando um clima de apreensão para a Reitoria da UNIJUÍ.

Conforme destaca o Reitor, Martinho Kelm, dos cerca de três mil contratos a serem renovados por alunos da Universidade, apenas 160 foram processados pelo MEC. Este número representa menos de 5% do previsto. Outro dado preocupante é que a Universidade já liberou R$ 2 milhões como limite para novas contratações, no entanto, até o momento nenhum novo contrato foi processado pelo sistema bancário e pelo FNDE. “Este quadro causa uma grande preocupação, pois a próxima recompra de títulos está agendada para o dia 05 de maio, e a perspectiva de haver saldo é muito baixa, diante deste cenário”, ressalta Kelm, complementando que este quadro implica em a UNIJUÍ deixar de receber o equivalente a um terço de sua receita por um período de cinco meses.

A situação gerada pelas novas regras do Fies para as instituições de ensino superior comunitárias será debatida em duas agendas programadas para esta semana. A primeira, nesta terça-feira, 17 de março, na Univates, em Lajeado, com dirigentes das universidades ligadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung. A segunda agenda acontece na quinta-feira, em Brasília, quando representantes da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – Abruc estarão reunidos com o Ministro da Educação, Cid Gomes.