Corede Fronteira Noroeste elege nova diretoria e define prioridades regionais - Unijuí

Corede Fronteira Noroeste elege nova diretoria e define prioridades regionais

Professor da UNIJUÍ, professor Pedro Büttenbender, é reeleito presidente do Corede/FN.

Na manhã da última sexta-feira, dia 20, foi realizada assembleia geral do Conselho Regional de Desenvolvimento - Corede Fronteira Noroeste na UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa. O evento contou com a participação de mais de 100 lideranças, destacando o Pró-Reitor da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, prefeitos, coordenadorias regionais, secretários municipais, vereadores, Instituições de Ensino Superior, diretorias dos Comudes, sindicatos patronais e de trabalhadores, cooperativas e demais lideranças da comunidade.

Foram apresentados o relatório de atividades, prestação de contas e informes sobre projetos de demandas regionais da Consulta Popular. Em seguida, sob a coordenação do Diretor da Setrem, professor Flávio Magedanz, foi realiza a eleição e posse da nova diretoria para o período 2015/2016, que ficou assim constituída:

- Presidente, Pedro Luís Büttenbender, professor da UNIJUÍ, representando os segmentos Universitário e Empresarial da região;

- Vice-presidente, Vanice Helena de Matos, Prefeita de Porto Vera Cruz, representando a Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa e o Agência Pública de Desenvolvimento - COFRON;

- Secretário, Tenente Coronel Vladimir Dalla Costa Ribas, Comandante da Brigada Militar (4° BPAF), representando os órgãos públicos na Região; e

- Tesoureiro, Sandro Ergang, professor e vice-Diretor da Setrem, representando as organizações comunitárias e os Comudes da região.

Na Assembleia foram também definidas as prioridades regionais para o Plano Plurianual Estadual. O Fórum Regional para a apresentação das propostas está marcado para o dia 31, às 9h, em Ijuí.

Para o presidente reeleito a “região vive um grande paradoxo: A região, por um lado, requer uma maior capacidade de organização, priorização e execução de projetos macrorregionais do noroeste gaúcho. Por outro, a região vive um processo de desenvolvimento sustentável, atenta aos desafios e oportunidades construídas. A participação ativa dos segmentos produtivos, públicos, universitário e comunitário, constituem as bases de cooperação para consolidar como território inovador e empreendedor, com sólida matriz produtiva agrícola, industrial, comercial e de serviços.  A estima regional elevada, com investimentos públicos e privados, e associados aos novos projetos produzem um ambiente inovador e uma atmosfera portadora de futuro” destaca Pedro.

As próximas atividades do Corede/FN serão as definições das coordenações das Comissões Setoriais e atualização da composição do Conselho de Representantes, que irão contribuir com os projetos estratégicos para o contínuo desenvolvimento da região.

Na oportunidade a UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa também sediou a entrega de seis viaturas referente a Consulta Popular 2013/2014, sendo quatro para a Brigada Militar e duas para o Corpo de Bombeiros de Santa Rosa. Nos próximos dias está programada a entrega de mais quatro viaturas para a Policia Civil.