MEC autoriza cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção na UNIJUÍ - Unijuí

A UNIJUÍ recebeu nesta segunda-feira, 30 de março, a confirmação do Ministério da Educação para implantação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, no Câmpus Ijuí, e Engenharia de Produção, no Câmpus Panambi.

A autorização foi publicada hoje no Diário Oficial da União, por meio da Portaria de nº 266, de 27 de março de 2015, que autoriza o funcionamento dos dois cursos. A implantação dos dois novos cursos de graduação havia sido aprovada pelo Conselho Universitário da UNIJUÍ (Consu) no mês de setembro de 2014.

Arquitetura e Urbanismo

Apresentação do curso

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ estimula a formação generalista e multidisciplinar do profissional, oportunizando, ao aluno, uma relação plena entre a teoria e a vivência da prática profissional.

Diferenciais

Corpo Docente qualificado com experiência acadêmica e profissional; moderna infraestrutura física; laboratórios de Conforto Ambiental, Maquetaria e Centro Tecnológico que propiciam a realização de pesquisas e atividades práticas; incentivo ao domínio de Tecnologias Computacionais; vivências práticas por meio de disciplinas específicas.

Atuação Profissional

O aluno será instigado para compreender e projetar soluções adequadas e criativas de acordo com as necessidades dos usuários. Será capacitado para trabalhar com projetos de edificação; arquitetura de interiores; projeto urbanístico e paisagístico; planejamento urbano, regional e ambiental; mobiliário urbano; avaliações de impacto ambiental; gerenciamento, fiscalização, direção e execução de obras; instalações prediais, patrimônio cultural e histórico, bem como, serviços técnicos, vistorias e perícias, tanto na iniciativa pública quanto na privada.

Turno: Integral (preferencialmente à noite)

Duração: 5 anos - 10 semestres

Modalidade: Presencial

Titulação: Bacharel em Arquitetura e Urbanismo

Local: Câmpus Ijuí

Engenharia da Produção

Apresentação do curso

O egresso de um curso de Engenharia de Produção deverá ter conhecimentos de processos e uma formação generalista que lhe permita ter uma visão sistêmica das organizações, de forma que os problemas possam ser tratados através de um processo de melhoria contínua, gerando-se sempre diversas alternativas para a tomada de decisão.

É importante formar um profissional capaz de operacionalizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, mas também capaz de ter uma formação profissional continuada, com valores éticos e humanísticos consolidados. O estudante deverá desenvolver suas competências ao máximo, a fim de enfrentar situações novas, impostas pelas empresas, mercado e sociedade.

O perfil desejado para o egresso do curso é o de uma formação científica e profissional que capacite o engenheiro de produção a identificar, prevenir e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação, gestão e melhoria de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética.

Diferenciais do curso

Perfil do egresso voltado ao mercado de trabalho; estrutura curricular direcionada para formação de competências que permitam a atuação nas diversas áreas de atuação do engenheiro de produção; formação teórica e prática integrada através de laboratórios virtuais e presenciais, que permitem uma visão atualizada e real da atuação profissional na indústria.

Atuação profissional

O mercado de trabalho desse profissional tem sido impulsionado pela mudança da base tecnológica da sociedade e pelo processo de modernização da economia brasileira. Adicionalmente, a estabilidade econômica está obrigando as organizações a darem maior atenção às finanças, custos, qualidade e planejamento, sendo hoje conhecimentos exigidos de parte significativa dos profissionais, ainda que de forma geral.

Sendo assim, o egresso do curso de Engenharia de Produção da UNIJUÍ, terá plenas condições de atuar com competência nesse mercado, haja vista que sua formação acadêmica garantirá todas essas competências exigidas pelo mercado.

O Engenheiro de Produção formado pela UNIJUÍ terá como foco principal de formação o estudo analítico de processos com capacidade de agir sobre os mesmos no sentido de melhorá-los em todos os aspectos; relacionados a questões humanas, como ergonomia e meio ambiente; relacionados a questões tecnológicas, como inovação e relacionados com questões gerenciais, como produtividade.

Titulação: Engenheiro de Produção (Bacharel)

Turno: Noturno

Duração: 5 anos (10 semestres)

Modalidade: Presencial