Representantes da Espanha falam sobre inovação no ensino superior em evento do Comung - Unijuí

Está em desenvolvimento desde a terça-feira, dia 7, na Univates de Lajeado, o workshop “Estratégias de inovação para o Ensino Superior”.

O evento, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), em parceria com a Univates, é voltado a gestores e lideranças das instituições associadas. O objetivo é discutir a missão estratégica e o papel que as universidades devem assumir na melhoria econômica de suas regiões diante de um cenário de mudanças sociais, culturais, tecnológicas, econômicas e políticas. O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, e a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, participam do evento.

No primeiro dia do encontro, Fernando Borrás Rocher, vice-Reitor de Investigação e Inovação da Universidade Miguel Hernández (UMH), da Espanha, e Tonia Salinas Miralles, gerente do Parque Científico da UMH, focaram suas falas na inovação da gestão e na inovação para transmissão do conhecimento. Segundo os gestores, apesar da expansão do ensino à distância, os MOOCs (Massive Open Online Course) reproduzem uma estrutura de universidade, que já não acompanha os anseios de uma geração de estudantes conectada e seletiva. “É necessário oferecer uma formação para a vida, uma formação individualizada. Pensar em servir para atender pequenas formações compartimentadas, individualizadas, e não um ensino massivo”, comenta  Rocher. Para o vice-reitor, a tendência é de oferecer módulos dentro de uma formação para que o aluno escolha e monte sua trajetória dentro do ensino superior, tendo uma formação mais multidisciplinar e focada nos interesses e habilidades do estudante.

Nesta quarta e quinta-feira o evento prossegue com os professores da UMH. Serão discutidas as relações com a pesquisa e a transferência de tecnologia e o impacto e promoção de inovação na sociedade.

Informações e fotos: Elise Bozzetto / Comung