UNIJUÍ promove Dia da Cidadania na Escola Pedro Speroni em Santa Rosa - Unijuí

UNIJUÍ promove Dia da Cidadania na Escola Pedro Speroni em Santa Rosa

Alunos, pais e comunidade do Bairro Cruzeiro participaram do evento que envolveu oficinas, apresentações artísticas, atividades de recreação, mateada e sorteio de brindes.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Speroni teve uma tarde especial no sábado, dia 11. O Projeto de Extensão Cidadania para Todos, vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIJUÍ, promoveu o “Dia da Cidadania” para escola e comunidade do Bairro Cruzeiro de Santa Rosa.

De acordo com a Coordenadora do Projeto, professora Ester Eliana Hauser o objetivo do “Dia da Cidadania” é levar informações a fim de contribuir para a solução de problemas e sanar dúvidas referentes aos direitos e deveres do cidadão.

Durante a tarde foram realizadas oficinas sobre questões jurídicas, balcão do consumidor, com informações sobre direitos do consumidor e mediação de conflitos. Atividades lúdicas como sessão de cinema com pipoca, contação de histórias, pintura de rosto e gincana da cidadania. Também teve a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com informações sobre cursos e cadastros em programas sociais e questões de cidadania desenvolvidas pela Secretaria.

Para a Diretora da Escola, professora Claudia Maria Karnikowski, o evento veio de encontro com o trabalho que a escola está desenvolvendo. “Estamos trabalhando com os alunos um maior envolvimento e participação dos pais nas atividades da escola. O tema cidadania é um dos aspectos que está sendo desenvolvido, desta forma estamos muito agradecidos e felizes com a UNIJUÍ através dessa parceria que desenvolvemos nesses últimos meses”.

Rejane Santos dos Santos, mãe da aluna Maxine Santos dos Santos, afirmou que é a primeira vez que participa de um evento dessa natureza, onde pode tirar suas dúvidas envolvendo questões jurídicas e de cidadania. “Gostei muito do evento e espero poder participar mais vezes. Essa tarde na escola foi muito importante para nós como pais nos aproximarmos mais dos nossos filhos e de certa forma incentivar eles a se envolverem mais com a escola e a comunidade”.

A programação também contemplou sorteio de brindes, show com o músico Kiko Gaúcho e mateada com distribuição de erva mate e água quente pela Ervateira Terra Nativa.

O evento contou com a parceria da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, através do programa da Frente Parlamentar de Combate à violência contra a mulher, Escola Municipal Pedro Speroni e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Rosa.