CPA entrega o Relatório de Autoavaliação Institucional da UNIJUÍ ao Reitor - Unijuí

CPA entrega o Relatório de Autoavaliação Institucional da UNIJUÍ ao Reitor

Na última sexta-feira, 10, representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) realizaram a entrega oficial do Relatório de Autoavaliação Institucional da UNIJUÍ, que corresponde ao período entre fevereiro de 2014 a março de 2015, ao Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Kelm.

Na oportunidade, a comissão apresentou a evolução dos processos e resultados avaliativos da Universidade nas dimensões do ensino (graduação e pós-graduação lato e stricto sensu), da pesquisa, da extensão e cultura e da gestão.

O Relatório apresenta os processos, ações e resultados das avaliações desenvolvidas pelos diferentes segmentos acadêmicos e da comunidade externa com base no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Está organizado de acordo com a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES no 065/2014, que no item “Desenvolvimento” aborda os cinco eixos que permeiam o processo de avaliação externa do MEC, englobando as dez dimensões do SINAES. Também faz a Análise dos Dados e das Informações e apresenta Ações com Base na Análise, Considerações e Bibliografia.

Esse documento evidencia as concepções, políticas, ações e resultados decorrentes do processo avaliativo e o indicativo de ações prioritárias, nas diversas unidades institucionais tendo como pressuposto a participação dos diferentes atores que integram a instituição. É o resultado das atividades realizadas pelos diversos atores envolvidos no processo de avaliação no contexto das políticas públicas de educação superior, dentre eles: CPA; reitoria; pró-reitorias; chefes de Departamento; coordenadores de curso; gerentes de coordenadorias; NDE; DCE; estudantes; professores; técnico-administrativos e de apoio; e sociedade civil.

A partir desta semana a comissão fará a entrega deste documento aos gestores, comunidade acadêmica e comunidade externa. A comissão fará um trabalho internamente com os gestores para que este documento seja utilizado como uma ferramenta de gestão, em todas as unidades, considerando que nele constam diagnósticos e indicativos de ações necessárias, elementos imprescindíveis para o planejamento, quer seja do curso, do departamento e da instituição.

As avaliações do Ministério da Educação buscam verificar se há articulação entre avaliação e planejamento e um dos documentos utilizados para isso são os Relatórios de Autoavaliação produzidos pelas CPAs anualmente.

A UNIJUÍ tem alcançado excelentes conceitos no conjunto de avaliações realizadas pelo MEC. A seguir apresenta-se graficamente os conceitos IGC, ENADE e CPC da Instituição e dos cursos avaliados em 2013 que tiveram seus resultados divulgados no final de 2014.

Confira parte dos dados do Relatório