Curso de Direito da UNIJUÍ realiza atividades durante a 13ª Feicap - Unijuí

Curso de Direito da UNIJUÍ realiza atividades durante a 13ª Feicap

Atendimento do Balcão do Consumidor, Escritório Modelo e encontro de egressos foram as ações desenvolvidas pelo curso de Direito.

O curso de Direito da UNIJUÍ Câmpus Três Passos esteve realizando diversas ações no estande da Universidade durante o dia de hoje, segunda-feira, na 13ª Feicap.

Na parte da tarde foram realizados atendimentos através do Balcão do Consumidor e Escritório Modelo. De acordo com a professora do curso de Direito Márcia de Oliveira, o objetivo dessas ações foram de orientações aos visitantes, sobre os serviços disponibilizados pelo curso de Direito, que são oferecidos à comunidade trespassense.

À noite, foi promovido o primeiro Encontro com os Egressos, onde puderam reviver e lembrar os melhores momentos da vida universitária. O curso de Direito na UNIJUÍ Câmpus Três Passos teve início no ano de 2002 e já graduou 208 estudantes, sendo que hoje conta com mais de 300 acadêmicos matriculados.

De acordo com o coordenador do curso de Direito, Joaquim Gatto, foi um momento de reencontrar os estudantes e rever colegas. “Um encontro que possibilitou reforçar o vínculo com a Universidade, valorizando o estudante do curso. A responsabilidade da Universidade também continua após a graduação, recebemos os estudantes que nos relatam suas experiências, qualificando ainda mais o curso”.

Os egressos foram recepcionados através de um coquetel de integração pelo Coordenador do Curso, Pró-Reitora do Câmpus Três Passos, professora Fátima Marlise Marroni Rosa Lopes e professores do curso.

Sobre o Balcão do Consumidor e Escritório Modelo

O projeto do Balcão do Consumidor busca a socialização de informações, a integração entre a Universidade e a comunidade externa de Três Passos e região, fomentando a criação e qualificação dos espaços públicos que garantam o exercício da cidadania, assim como ações individuais e coletivas que buscam a efetivação de direitos fundamentais, especialmente os relacionados ao direito do consumidor. Além disso, o projeto tem como objetivo promover a discussão e a aplicação prática dos meios alternativos e adequados de tratamento de conflitos oriundos das relações de consumo, por meio da conciliação e mediação extrajudicial.

O Escritório Modelo presta serviço de assistência jurídica gratuita à comunidade carente. Este serviço é realizado por acadêmicos e estagiários do curso de Direito, com acompanhamento de professores, além de estudantes do curso de Serviço Social. O objetivo é ampliar o acesso aos direitos sociais e individuais, proporcionando um atendimento aos segmentos sociais vulnerabilizados e/ou excluídos.

Informações e orientações poderão ser contatadas pelo fone 3522-2122 ou no endereço localizado na Rua Ricardo Rucker, nº 235, Câmpus Três Passos.

Atividades desenvolvidas durante o final de semana pela UNIJUÍ

Os visitantes da feira também puderam participar de atividades oferecidas durante o final de semana pela UNIJUÍ. No sábado à tarde foi realizado o lançamento da pesquisa: “Emprego e Desemprego no município de Três Passos”, coordenado pelo curso de Administração Câmpus Três Passos, através do professor José Valdemir Munchem.

A Pesquisa de Satisfação da feira também foi lançada pelo professor Ivo Ney Kuhn, com o objetivo de levantar dados que serão utilizados futuramente em outras edições. A pesquisa será realizada com os expositores e visitantes da feira através do Laboratório de Gestão e estudantes do curso de Administração até o último dia de feira. O Centro Acadêmico do Curso de Administração (CAAD) também promoveu uma reunião de trabalho com os membros da diretoria, no estande.

Ainda no sábado também foram realizados “testes de glicemia” pelos estudantes do curso de Farmácia.

No domingo as ações ficaram por conta dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, onde prestaram informações e divulgação das atividades desenvolvidas pelos cursos. O curso de Fisioterapia realizou avaliação de postura e outras atividades com os visitantes no estande da Universidade.