Reunião para tratar sobre o curso de Medicina na UNIJUÍ foi realizada na manhã desta quarta-feira - Unijuí

A Comissão Especial, presidida pelo vereador César Busnello (PSB), criada através da Resolução nº 1.104, de 18 de maio de 2012, com a finalidade de apoiar a abertura do Curso de Medicina na UNIJUÍ, esteve reunida na manhã desta quarta-feira, 22, na Sala das Comissões, na Câmara de Vereadores de Ijuí.

Além dos vereadores César Busnello, Helena Stumm Marder e Daniel Perondi, que integram a Comissão Especial, estiveram participando da reunião o Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Marildo Kronbauer, o vereador Rubem Carlos Jagmin e o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm.

Inicialmente, o Presidente da Comissão Especial, vereador César Busnello, saudou a todos os presentes e falou sobre a importância do movimento de todas as lideranças, da comunidade e das forças políticas, que deu certo para trazer o curso de Medicina para Ijuí, tendo em vista que a Universidade ficou classificada em primeiro lugar.

Na ocasião, Busnello solicitou ao Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, para falar sobre o trabalho realizado e o que falta ainda, visualizando o futuro, para o curso de medicina, e o que os Poderes constituídos, Legislativo e Executivo, podem contribuir para a abertura do curso de medicina na UNIJUÍ.

Conforme o Reitor, o grande propósito que envolveu o município em si já teve sucesso, com a garantia de implantação do curso de Medicina em Ijuí, destacando toda a mobilização e articulação política como fatores fundamentais para esta conquista.

Para Kelm, o resultado que saiu em 08 de abril, pelo Ministério da Educação, em que a UNIJUÍ ficou classificada em primeiro lugar, foi uma grande vitória, e a Universidade sai agora fortalecida para o processo de análise do projeto da instituição, passando para a etapa da pertinência do projeto.

Kelm está confiante que o curso de Medicina seja implantado ainda este ano na UNIJUÍ, devido ao projeto que ficou muito bem elaborado, e dificilmente irão perder para outras universidades. O Reitor ainda explicou que serão 50 vagas anuais, divididas em dois processos seletivos: 30 vagas no vestibular de verão, no mês de dezembro, e outras 20 vagas no vestibular de inverno, no mês de julho.

Ele ainda destacou que o processo para a aprovação dos alunos no vestibular, para o curso de Medicina, será o mesmo dos demais cursos, e que a nota do Enem será usada como critério de desempate.

De acordo com o Reitor Martinho Kelm, a universidade deverá investir em torno de R$ 10 milhões, e atualmente ela já conta com toda a estrutura física de professores para os primeiros dois anos de curso.

Informações e fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Ijuí