UNIJUÍ FM, UNIJUÍ e MADP têm projetos patrocinados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente - Unijuí

Dez projetos foram aprovados no edital da SMMA e Consema, todos atendendo às áreas de Educação Ambiental.

Pensando no fortalecimento de ações ambientais em Ijuí, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente aprovaram dez projetos em seleção pública, e que serão agora patrocinados com recursos financeiros do Fundo Municipal do Meio Ambiente de Ijuí. A Rádio UNIJUÍ FM foi uma das entidades contempladas através do projeto “Ações Sustentáveis na Escola: O rádio como ferramenta de Educação Ambiental”.

Alunos de 13 escolas de Ensino Fundamental de Ijuí vão ouvir ao vivo na Rádio as dicas de sustentabilidade do programete Ações Sustentáveis, nas semanas de 4 a 8 e de 11 a 15 de maio. Na sequência, professores do 1º ao 5º anos vão desenvolver atividades lúdicas, práticas e reflexivas sobre os temas veiculados: consumo verde, crise da água, separação de resíduos, reciclagem de materiais e reaproveitamento de alimentos. Já os alunos do 6º ao 9º anos participam de um Concurso de Redação, em que irão elaborar uma releitura de um Conto Infantil na perspectiva ambiental, a partir das dicas ouvidas no rádio.

A partir de junho, a UNIJUÍ FM vai visitar as escolas para registrar as atividades desenvolvidas e colher o depoimento dos alunos, que além de atenderem ao chamamento da Rádio na conscientização e mudança de comportamentos, também serão multiplicadores de ações no ambiente familiar e comunidade em que vivem. No cronograma, julho será o mês de avaliações das redações participantes, sendo que 12 delas serão transformadas em radionovelas e irão para o ar na 106!9 a partir de agosto.

A UNIJUÍ e o Museu Antropológico Diretor Pestana também tiveram seus projetos aprovados. A professora Francesca Ferreira é a coordenadora do projeto sobre Morcegos da UNIJUÍ, através do Grupo de Pesquisa Biodiversidade e Ambiente, do DCVida. “Vamos fazer um levantamento preliminar dos refúgios dos morcegos na área urbana de Ijuí, que inclui a contagem de indivíduos, análise de espécies e se estão contaminadas com o vírus da raiva”, explica, lembrando que o projeto vai envolver alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

O Museu, em parceria com o curso de Biologia da UNIJUÍ teve aprovado pelo edital o projeto “Educação Ambiental: transformando/construindo conceitos, um olhar para o futuro”, com coordenação da professora Mara Tissot-Squalli. O objetivo do projeto é desenvolver com alunos da Educação Básica de Ijuí atividades de conhecimento e reconhecimento de espécies nativas de plantas e animais e das interações ecológicas desempenhadas por eles durante visitas guiadas ao Bosque do MADP e ao Bosque dos Capuchinhos.

Dez projetos foram aprovados no edital da SMMA e Consema, todos atendendo às áreas de Educação Ambiental, Proteção e Recuperação Ambiental, Construções Sustentáveis, Implantação de arborização, jardins e hortas urbanas ecológicas, Pesquisa ambiental e Cursos de formação e capacitação.

Este é o tema do Ambiente Vivo da semana, no ar às terças e quintas-feiras, 8h30 e 13h, com reprise aos sábados e domingos, na UNIJUÍ FM. Confira:

Na galeria de fotos você confere a visita da Rádio UNIJUÍ FM às 13 escolas que vão participar do Ações Sustentáveis em 2015:

E.M.F. Joaquim Nabuco, E.M.F. Dr. Ruy Ramos, E.M.F. Anita Garibaldi, E.M.F. Soares de Barros, Imeab, E.E.E.M. São Geraldo, E.E.E.F. Rui Barbosa, E.E.E.F. Carlos Zimpel, E.E.E.F. Ijuí, E.E.E.M. Guilherme Clemente Koehler, EFA, CSCJ e Escola Adventista.

Texto e fotos: UNIJUÍ FM