Pesquisa revela preferência de presentes para o dia das mães - Unijuí

Pesquisa revela preferência de presentes para o dia das mães

Acadêmicos e bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa entrevistaram consumidores da cidade.

O Dia das Mães está na lista do comércio varejista como uma das principais datas de movimento no setor, perdendo apenas para o Natal. Com o objetivo de investigar a preferência dos consumidores para esta data, a UNIJUÍ divulgou nesta segunda-feira, dia 04, um estudo realizado pelos alunos do curso de Administração Câmpus Santa Rosa. A pesquisa realizada no centro da cidade de Santa Rosa revelou a preferência de presentes que as pessoas devem comprar para presentear suas mães, e contempla também o valor que deve ser gasto nas compras, além da forma de pagamento.

O otimismo é apoiado na intenção de compras dos santa-rosenses onde a pesquisa, realizada com 268 pessoas, apontou que 82,25% vão presentear suas mães, 14,52% suas esposas e 3,25% as sogras.  Quando questionados sobre o tipo de presente a pesquisa mostrou que a maioria deverá apostar nos presentes mais tradicionais, como vestuário (34,02%); perfumes e cosméticos (19,31%); flores (17,71%), calçados (7,95%); cama, mesa e banho (4,77%), eletrodomésticos (2,58%); e bolsas e acessórios (2,17%). Também foi citada na pesquisa a compra de joias, eletroeletrônicos, móveis para casa, livros entre outros.

Quanto aos valores, o estudo revelou que 37,84% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 51 e R$100, enquanto que 32,66% revelou gastar até R$ 50. Já 8,76% pretendem gastar entre R$ 101 a R$ 150. Também 15,53% vão gastar de R$ 151,00 até R$ 300,00. O estudo também apontou que algumas pessoas, em menor percentual, (5,17%) pretendem gastar valores mais significativos, acima de R$ 300. O estudo também apontou que 65,73% irão pagar o presente em dinheiro e 19,12% usarão o cartão de crédito.  Em relação a renda, o estudo mostra que 37,31% recebem entre R$1 mil a R$ 2 mil e 36,56% entre R$ 2.001,00 e R$ 5.000,00.

Para o professor Ariosto Sparemberger, coordenador da pesquisa, estudos como esse, realizados também no interior do Estado, podem contribuir para orientar o setor varejista local: “a partir dos resultados do estudo, os empresários do setor podem preparar suas vitrines, manter estoque diversificado de produtos, prestar atendimento qualificado ao cliente, manter preços competitivos, investir na mídia e principalmente realizar promoções a fim de atrair o consumidor”.

Segundo Ariosto, a atual conjuntura econômica de inflação elevada, que, segundo o IBGE, já alcança 8,99% em 12 meses, juros em alta, dólar valorizado e ainda a questão do desemprego que começa a preocupar, tem pesado no poder de compra dos consumidores e deve criar dificuldades para a retomada do crescimento do varejo. “Mas devemos ser otimistas e pelo menos, repetir o movimento dos anos anteriores, correspondente a data, onde a mesma movimentou somente no comércio de Santa Rosa, um valor aproximado de R$ 1 milhão”.  Ele explica a estimativa a partir de dados do IBGE, que indica percentuais de mulheres residentes no município, renda e emprego.

A entrevista espontânea, sem interferência do entrevistador em relação às opções de resposta, foi realizada de 23 a 30 de abril, nos turnos da manhã e tarde, na área central da Cidade. Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas, Gianine Santos, Samara Moser, Bruna Altmann e Dionatan Perdonsini.