Fies terá acesso limitado no segundo semestre - Unijuí

Fies terá acesso limitado no segundo semestre

O Ministério da Educação (MEC) já utilizou todo o recurso do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste semestre.

Os R$ 2,5 bilhões destinados a novas vagas atenderão 252,4 mil estudantes, que tiveram o pedido de financiamento aprovado. Com isso, mesmo que a Justiça tenha determinado a reabertura das inscrições, o governo garantiu não ter dinheiro para outras vagas. Os dados foram divulgados em uma coletiva de imprensa do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na tarde de segunda-feira, 04 de maio. O evento foi realizado na sede do MEC, em Brasília. No total, o órgão recebeu 500 mil pedidos de financiamento.

Para a UNIJUÍ, o quadro apresentado pelo Ministério da Educação deve repercutir apenas no segundo semestre, segundo o Gerente da Coordenadoria Financeira, Roberto Büron. “Na UNIJUÍ, 295 novos contratos foram firmados através do Fies, enquanto a média de ingresso pelo FIES em semestres anteriores é de 300 alunos”.

O anúncio do fechamento do programa para novos financiamentos neste ano de 2015, no entanto, reduzirá drasticamente o ingresso de alunos na graduação no País. Roberto Büron destaca que a expectativa é de que o Governo Federal anuncie, até o início do próximo semestre, uma suplementação orçamentária, o que permitiria disponibilizar novas vagas para o Fies. “É importante esclarecer que o estudante que já contratou o financiamento terá a renovação (aditamento) garantida até o final da vigência do contrato”.