Momento empreendedor aborda empreendedorismo e inovação no varejo - Unijuí

Momento empreendedor aborda empreendedorismo e inovação no varejo

“O Empreendedorismo e Inovação no Varejo: Os casos da Hey Peppers e Felice Automóveis” foram destaques na segunda atividade organizada pelo curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa.

O Curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa realizou na noite de quarta-feira, dia 06, a segunda atividade, de uma série de quatro eventos, denominado Momento Empreendedor. O tema abordado no encontro, “O Empreendedorismo e Inovação no Varejo: Os casos da Hey Peppers e Felice Automóveis”, tratou sobre as trajetórias, experiências e desafios de duas organizações que atuam no setor varejista, sendo que uma delas atua na comercialização de bens e a outra de serviços.

O Administrador Márcio Minnikel, egresso da UNIJUÍ e Gerente da Felice Automóveis, apresentou os diversos negócios do Grupo Felice, que envolve empresas nos setores do agronegócio, industrial, serviços, infraestrutura e concessionárias de veículos. O palestrante destacou que a amplitude de ramos é possível desde que a qualidade e o profissionalismo façam parte dos negócios. No ramo de veículos, a empresa representa a marca Fiat, que é líder de mercado há 13 anos consecutivos.

Minnikel destacou que a concessionária atua em cerca de 30% do território gaúcho e cresceu pelo fato de terem foco no atendimento aos clientes e por serem capazes de, através de um bom sistema de informações e de uma linha de produtos competitiva, conseguirem se adaptar às exigências dos clientes nas diferentes regiões onde atuam. O Administrador também ressaltou que apesar de 2015 estar sendo um ano mais difícil com relação aos negócios, com um bom planejamento e estratégias de comercialização adequadas é possível identificar consumidores dispostos a comprar.

O diretor e proprietário da Escola de Idiomas Hey Peppers, Felipe Diesel, realizou uma apresentação dinâmica que destacou desde suas primeiras iniciativas empreendedoras aos 15 anos de idade até as expectativas futuras quanto aos negócios que envolvem a marca de sua empresa. Relatou sua experiência de ter trabalhado na Disney por dois anos e o quanto essa experiência internacional foi importante para sua trajetória profissional. A partir desta experiência ele empreendeu, uma Franquia de idiomas, a criação de uma empresa que comercializava produtos ecologicamente corretos, uma empresa de fast food e uma empresa de investimentos.

De acordo com Felipe, em um determinado momento vislumbrou uma oportunidade e deixou de ser franqueado de uma escola de idiomas para então criar a sua própria escola, a Hey Peppers, no ano de 2013. A partir de 2014 ele criou a franquia da escola e atualmente possui oito escolas franqueadas e mais 4 micro franquias, totalizando mais de 2.000 alunos na região. Tendo como missão “ousar e ser legal”. “A Hey Peppers continua crescendo e pensa em diversificar os negócios em torno da marca, mesmo em meios aos cenários econômicos turbulentos enfrentados neste ano”, afirmou Diesel.

De acordo com o coordenador do Curso de Administração do Câmpus Santa Rosa, professor Luciano Zamberlan, “o ato de empreender está diretamente relacionado ao uso dos recursos de maneira inovadora e criativa, da disposição para correr riscos e também pela busca constante de novas oportunidades. Os casos das duas empresas são ótimos exemplos de a atividade empreendedora é fundamental em todos os ramos, e em especial no setor varejista.

Esta segunda noite de atividades foi organizada pelo professor de Administração, Pedro Luís Büttenbender, com o apoio da professora Anélia Steinbrenner. Ao final da noite foram sorteados alguns brindes entre os participantes.

O próximo evento da 1ª edição do Momento Empreendedor do Curso de Administração de Santa Rosa ocorrerá na terça feira, dia 12 de maio, com o tema: “Administração em Ação: Experiências Vivenciais para o Desenvolvimento de Competências”. Em função da dinâmica planejada para esta atividade, ela irá ocorrer nas dependências do Ginásio de Esportes do Colégio Liminha de Santa Rosa, a partir das 19h30.

Sobre o Momento Empreendedor

O Momento Empreendedor objetiva debater o desenvolvimento e a prática do empreendedorismo, através da criação de uma série de eventos, motivada pelo novo Projeto Pedagógico do Curso de Administração, que tem como eixo condutor o Empreendedorismo, que estará orientando os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, em todas as disciplinas. Além disso, o próprio Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIJUÍ enfatiza que a capacidade empreendedora é um dos aspectos fundamentais para que a Universidade se consolide como referência de excelência no ensino de graduação.