UNIJUÍ tem estudante selecionada para Intercâmbio em Portugal através de convênio - Unijuí

Kethleen da Silva, estudante de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ vai realizar intercâmbio através do convênio Euro-Brazilian Windows (EBW+).

Associada como representante gaúcha ao Programa Euro-Brazilian Windows (EBW+), a UNIJUÍ terá uma intercambista representando a instituição no Projeto, no segundo semestre deste ano. Kethleen da Silva, estudante de Engenharia Elétrica da Universidade, foi selecionada e vai fazer um intercâmbio de cinco meses na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad), em Portugal.

“É um sonho, pois eu sempre quis o intercâmbio. Será uma grande oportunidade para conhecer a cultura de Portugal e da Europa e também conhecer o método de ensino de lá. O intercâmbio pode abrir portas futuramente”, comemora a estudante.

O Programa

O Programa tem como objetivo contribuir para o enriquecimento mútuo das sociedades, mediante o desenvolvimento das qualificações de homens e mulheres, para que disponham de competências adequadas ao mercado de trabalho, e possuam abertura de espírito e experiência internacional; promover a mobilidade de estudantes, pesquisadores e acadêmicos, especialmente os pertencentes a grupos vulneráveis, selecionados com base na excelência acadêmica, para que adquiram qualificações e/ou experiência na União Europeia, além de contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos e para a capacidade de cooperação internacional das instituições de ensino superior e países terceiros, através do aumento dos fluxos de mobilidade entre a União Europeia e esses países.

Oferecido pelo programa da Comissão Europeia Erasmus Mundus, o convênio disponibiliza bolsas de estudos, com valores mensais entre 1.000 e 2.500 euros, além de passagens aéreas e taxa de matrícula, para estudantes e servidores de diversas universidades brasileiras. Como destino, dez instituições europeias, localizadas em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Letônia, França, Suécia e Malta.

As áreas contempladas pelo programa são Educação e Formação de Professores, Engenharia e Tecnologia e Artes Criativas (Música, Design, Dança e Cinema). Como requisito básico para participar, é necessário ter nacionalidade brasileira e conhecimento suficiente do idioma de ensino das instituições a que se candidata ou do inglês.

A UNIJUÍ está associada em um grupo de 20 parceiros de instituições de ensino superior europeias e brasileiras e outras 10 instituições associadas. Estudantes da UNIJUÍ podem se candidatar às vagas do chamado Grupo Alvo 2 (GA2), que contempla doutorado sanduíche, pós-doutorado e pessoal docente e administrativo; e às vagas do Grupo Alvo 3 (GA3), de mobilidade de graduação e doutorado completo, sendo que neste grupo, o estudante deve comprovar pertencimento a um grupo socialmente vulnerável.

Como associada, a UNIJUÍ pode indicar egressos e vinculados a outras instituições de ensino superior para as bolsas.

Nova oportunidade no segundo semestre

No segundo semestre deste ano, está programada uma nova chamada do Programa EBW+. Mais informações sobre o projeto Euro-Brazilian Windows (EBW +) no Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ (ERI), localizado no prédio da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no Câmpus Ijuí. O ERI atende pelo fone (55) 332.0329 e pelo e-mail eri@unijui.edu.br.