UNIJUÍ participa com diversas atividades durante 43ª Fetreli em Três Passos - Unijuí

UNIJUÍ participa com diversas atividades durante 43ª Fetreli em Três Passos

“Inserção no mercado de trabalho” encerrou ciclo de oficinas e palestras da FETRELI.

Na manhã de sexta-feira, 15, a professora Maira Pizolotto, do curso de Administração da UNIJUÍ, encerrou o ciclo de palestras e oficinas da 43ª FETRELI, quando abordou o tema “Inserção no mundo do trabalho: apresentação pessoal e currículo”, em Três Passos.

A professora analisou os requisitos necessários para ingressar no mercado de trabalho e propôs orientações sobre as competências que devem ser adquiridas para se tornar um profissional de sucesso.

Ressaltou que diante de um novo cenário, onde o mercado de trabalho é competitivo e as organizações buscam, cada vez mais, pessoas qualificadas para atender os seus objetivos estratégicos, surge a necessidade de desenvolver as qualificações para garantir resultados neste mercado.

Observou que a apresentação do currículo é o primeiro passo para participação de processos de seleção. Trata-se do documento responsável pela apresentação do profissional, no qual ele deve ser objetivo e claro, destacando tudo o que sabe fazer e o que se pretende conquistar. Um bom currículo pode abrir portas e aumentar as chances de obter sucesso profissional.

Essa etapa pode ocorrer de duas formas: envio do documento por meio eletrônico (e-mail, sistema de cadastro nos sites das empresas etc.) ou entrega presencial. O currículo deve conter três tipos de informações básicas: pessoais, educacionais e profissionais, e é um instrumento que auxilia na obtenção de um resultado positivo, na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Demais atividades desenvolvidas

A programação da 43ª FETRELI também contemplou a oficina “Direito do Consumidor”, coordenada pela professora do curso de Direito da UNIJUÍ, Eliete Schneider, na manhã de sexta-feira, dia 15.

Conforme a coordenadora, muitas vezes, o consumidor é vítima de abusos por parte do fornecedor de produtos ou serviços e deixa de defender seus direitos por desconhecer o alcance da proteção a esses direitos pelo Código de Defesa do Consumidor.

Na quarta-feira, dia 13, o professor do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ, André Gagliardi, abordou dois assuntos aos jovens durante a feira: motivação para o estudo e administração do tempo.

De uma maneira muito pontual, o professor trouxe dicas concretas, orientou os estudantes e ressaltou a importância das temáticas para o sucesso na vida acadêmica e profissional

Na terça-feira, dia 12, o professor do Curso de Jornalismo da UNIJUÍ, Márcio Granez, conduziu a oficina com o tema: “Chalie Hebdo, por que os jornalistas são tão odiados e tão necessários”.

O professor rememorou os episódios da tragédia na redação do jornal francês, quando vários jornalistas foram mortos por terroristas, apontou algumas causas e consequências, mas, principalmente, reiterou a necessidade da liberdade de imprensa para o fortalecimento da democracia.

Na mesma manhã, do dia 12, a professora do Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da UNIJUÍ, Jací Kieslich, teve um encontro com os alunos das três redes de ensino, quando abordou o tema “Estratégias de Leitura”.

Na ocasião, a professora discorreu sobre as várias modalidades que costumamos utilizar quando lemos. Reiterou a necessidade de efetuarmos uma leitura com muita concentração, pois é esta que nos levará a ler o mundo, definirá o nosso estilo e despertará nossa sensibilidade.

O encerramento da Feira do Livro de Três Passos aconteceu no sábado, dia 16 de maio.

Créditos: Fetreli