UNIJUÍ promove Pré Congresso de acolhimento e humanização no processo de trabalho em saúde - Unijuí

O evento antecede o III Congresso Internacional em Saúde – Atenção Integral a Saúde da UNIJUÍ, que será realizado no mês de junho em Ijuí.

A UNIJUÍ e a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), através da Residência Multiprofissional de Saúde da Família, realizaram hoje, quinta-feira, o evento “Acolhimento e Humanização no Processo de Trabalho dos Profissionais das ESF’s: avanços e desafios”, no auditório da Universidade, no Câmpus Santa Rosa.

Na oportunidade estiveram presentes na abertura oficial o Pró-reitor do Câmpus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, Prefeito Municipal de Santa Rosa, Alcides Vicini, Vice-prefeito e Presidente da FUMSSAR, Luís Antonio Benvegnú, Diretora da Atenção Primária em Saúde FUMSSAR, Elisiane Bisognin, Coordenadora do NEP/FUMSSAR, Fabiana Breitenbach, representando a Câmara de Vereadores, vereador Valdemar Fonseca, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santa Rosa, Cornélio Alves dos Santos e Coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Jorge Leandro Krechowiecki.

O objetivo do encontro foi discutir o processo de acolhimento e humanização nas unidades de saúde da família com os profissionais de saúde dos municípios pertencentes a 14ªCRS, 12ªCRS, 9ªCRS e 17ª CRS e instituições de ensino da região.

A programação contemplou o painel “Fundamentos e Desafios da Humanização e Acolhimento na Atenção Primária de Saúde”, com os painelistas Elisiane Bisognin, Luis Artur Rosa Filho, Secretário de Saúde de Passo Fundo, Ivete Freutz, apoiadora da política de humanização e servidora da SES da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e Lúcia Ottonelli Crescente, apoiadora da política nacional de humanização e servidora da SES da 17ª Coordenadoria Regional da Saúde.

No período da tarde a programação iniciou com o painel “Acesso e Qualidade no SUS: O gerenciamento do cuidado nas perspectivas da rede de atenção”, com os painelistas, Drª Liane Beatriz Righi, professora da UFRGS, Patricia Genro, da escola de Saúde Pública do RS e Luís Antônio Benvegnú. Encerrando o evento foi realizado um relato de experiência com a Enfermeira Maria Benilde Scherer, destacando a experiência exitosa em acolhimento na UBS Júlio de Oliveira de Santa Rosa.

De acordo com o pró-reitor do Câmpus Santa Rosa, o Pré Congresso além de debater questões referentes o acolhimento e humanização no processo de trabalho da saúde, também é uma preparação para o 3º Congresso Internacional em Saúde que será realizado em Ijuí, no mês de junho. “Eventos dessa natureza contribuem para os profissionais da saúde estarem cada vez mais preparados para atuar com eficiência, desenvolvendo melhor as práticas em seu dia-a-dia”, finaliza Ariosto.

O evento contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, através da 14ª e 17ª Coordenadorias de Saúde, é alusivo às atividades do III Congresso Internacional em Atenção Integral em Saúde, promovido pela UNIJUÍ e à comemoração dos vinte anos de atividades da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR).