Professor da UNIJUÍ participa de encontro estadual sobre estudos do envelhecimento humano - Unijuí

O professor Sênior do Curso de Educação Física da UNIJUÍ, Leopoldo Schonardie Filho, participou na última semana de uma reunião sobre o Fórum Gaúcho das Instituições de Ensino Superior (IES) com Ações Voltadas ao Envelhecimento.

O encontro foi realizado segunda-feira, 11, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Os representantes das IES do Rio Grande do Sul reuniram-se para dar continuidade aos trabalhos de pesquisa sobre a participação das IES nas ações voltadas ao envelhecimento humano. A pesquisa cujo título é “Pensando o Envelhecimento: estudo dos cenários das IES do RS” tem o apoio e o financiamento da FAPERGS e encontra-se na fase final de sua execução.

Durante a atividade, foram acertados os detalhes sobre a organização do livro intitulado Envelhecimento: saberes e experiências, que será editado pela UNIJUÍ com colaboração de professores de todas as universidades integrantes do Fórum, incluindo a Unijuí. A Instituição possui um vínculo forte com o tema devido às ações do Programa Integrado para a Terceira Idade - PITI.

O representante titular da UNIJUÍ no Fórum Gaúcho, professor Schonardie Filho, vinculado ao Departamento de Humanidades e Educação, está encarregado de buscar informações entre as Editoras do Rio Grande do Sul para a publicação em livro do relatório final, produzido pelas 16 IES participantes da pesquisa.

Outros assuntos, como a organização do VIII Fórum Gaúcho das IES com Ações Voltadas ao Envelhecimento, que deve acontecer na UNISC no mês de outubro, também foram debatidos no encontro.