Reitor participa de agendas na Seduc/RS e no MEC - Unijuí

Reitor participa de agendas na Seduc/RS e no MEC

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, participou na segunda e terça-feira de duas agendas ligadas ao setor de educação: a primeira na Secretaria Estadual de Educação, em Porto Alegre, na segunda, 25, e a segunda no Ministério da Educação, em Brasília, na terça-feira, 26 de maio.

Em Porto Alegre, participaram da agenda na Seduc-RS o presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e Reitor da Univates, Ney José Lazzari, e os reitores José Carlos de Souza (UPF), Martinho Kelm (UNIJUÍ) e José Carlos Bachettini Jr. (UCPel), que foram recebidos pelo secretário de Educação do Estado, Vieira da Cunha.

A pauta do encontro foi a realização de parcerias entre o Comung e a Secretaria Estadual da Educação. A iniciativa teve como objetivo principal oferecer a utilização das estruturas universitárias para qualificação dos professores da rede estadual de ensino. Segundo Lazzari, é preciso otimizar os espaços das universidades, pois muitos prédios e laboratórios permanecem ociosos durante o dia. “Temos uma grande vantagem que é o padrão de qualidade e a identidade regional”, ressaltou. Este espaço poderia servir para a educação continuada dos professores da rede pública, uma demanda levantada pelo governo.

Para o secretário Vieira, “o trabalho integrado com as universidades só pode agregar aos alunos”. Outra preocupação da Secretaria de Educação é a atualização tecnológica dos docentes. Os alunos da rede pública utilizam smartphones e os professores não dominam a tecnologia, o que promove distanciamento em sala de aula. Serão realizadas novas reuniões de trabalho para discutir uma parceria entre Comung e Seduc.

Em Brasília, o Reitor Martinho Kelm participou de agenda no Ministério da Educação enquanto representante do Comung. A reunião teve como pauta a nova sistemática do FIES, que está em discussão com as entidades do setor educacional. Segundo Kelm, no próximo dia 01 de junho haverá novo encontro em que deve ser finalizada a proposta, com os novos critérios que devem balizar os novos contratos já para o segundo semestre.

Reunião Seduc/RS (Crédito: Evandro Oliveira/Seduc RS)

Reunião MEC - (Crédito: Assessoria da Abruc)