Projeto Cidadania para todos promove oficina de Direitos Fundamentais e Constituição - Unijuí

A oficina foi ministrada na Escola Águia de Haia sob coordenação do professor Marcelo Loeblein dos Santos.

O Projeto Cidadania Para Todos promoveu mais uma oficina na tarde de quinta-feira, dia 18, na Escola Águia de Haia, em Três Passos. Os temas abordados durante a oficina foram Direitos Fundamentais e Constituição, coordenado pelo professor Marcelo Loeblein dos Santos.

A atividade iniciou através de uma explanação do professor Marcelo, sobre o contexto histórico em que foi promulgada a Constituição Federal de 1988 e as constituições que a antecederam.

Em seguida, o voluntário do projeto, André Giovane de Castro, deu continuidade ao assunto, abordando questões constitucionais a partir de seu livro “As Bandeiras Sociais”, publicado no ano de 2014.

Na oportunidade foi realizada a entrega de um exemplar da Constituição Federal a cada um dos alunos presentes, bem como a doação de exemplares do livro de André. Na sequência, foram trabalhados alguns direitos fundamentais, referentes ao direito da vida, da liberdade e da igualdade, bem como os direitos sociais garantidos constitucionalmente.

Os alunos também assistiram um dos curtas, do filme Crianças Invisíveis, “Bilú e João”. E na sequência os estudantes foram divididos em grupos a fim de realizar o semáforo da cidadania, discutindo os pontos positivos dos direitos fundamentais, bem como os negativos e aqueles que precisam de maior atenção pelos órgãos públicos e pelos cidadãos.

Participaram das oficinas as bolsistas Fernanda Schwerz e Stefani de Carvalho, bem como os voluntários Willian Matheus Heineck e André Giovane de Castro.