Brigadistas de incêndio da Universidade recebem treinamento - Unijuí

Brigadistas de incêndio da Universidade recebem treinamento

A equipe recebeu treinamento de Primeiros Socorros e Prevenção e Combate ao Princípio de Incêndio.

Na última semana, uma equipe de vigilantes da Unijuí, que também tem a função de brigadistas - pessoas responsáveis por agirem em situação de incêndios - receberam treinamento.

A equipe recebeu treinamento de Primeiros-Socorros (teórica e prática) e Prevenção e Combate ao Princípio de Incêndio (teórica e prática), totalizando oito horas.

De acordo com Felipe Renah Schmidt, Técnico em Segurança do Trabalho da Unijuí, os vigilantes da instituição receberam este treinamento para que possam atuar como brigadistas em eventos no Salão de Atos com mais de 400 pessoas.

Após o incêndio e a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, no ano de 2013, fora criada a lei 14.376 naquele mesmo ano e atualizada pela lei 14.555, de 2015, a chamada Lei Kiss.

"A lei trouxe para instituição uma série de adequações a serem realizadas, uma delas é a disposição de um brigadista em eventos com lotação superior à 400 pessoas, neste se inclui prioritariamente o salão de atos no câmpus Ijuí e posteriormente o auditório do câmpus Santa Rosa. Este brigadista permanecerá durante todo o evento agindo preventivamente conscientizando os participantes e agindo na prática em caso de incêndio ou necessidade de primeiros socorros. Terá sua composição por vigilantes da instituição sob minha coordenação", salienta Felipe.

A atividade foi realizada pelo SESMT e contou com a participação da Técnica em Enfermagem do Trabalho Miriam Haisky e pela Enfermeira Grazieli Carlet. E também do setor de engenharia de segurança, pelo engenheiro Gil Brasil.