UNIJUÍ é homenageada pela Câmara de Vereadores de Ijuí pelos 30 anos como Universidade - Unijuí

A homenagem foi realizada na Sessão da noite desta segunda-feira.

Na noite desta segunda-feira, a UNIJUÍ foi homenageada na Câmara de Vereadores de Ijuí pelos 30 anos de reconhecimento como Universidade. A homenagem ocorreu em Sessão Plenária Ordinária, proposta pelo vereador César Busnello (PSB).

Em seu pronunciamento na tribuna do Legislativo, o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, lembrou a trajetória da Universidade na região noroeste do Estado. “Estamos comemorando os 30 anos como Universidade e 58 anos de história ofertando educação superior, uma instituição construída por esta comunidade e para esta comunidade. Já formamos, neste período, quase 40 mil alunos de graduação e mais de 600 mestres e doutores. É uma grande história, ajudamos a desenvolver esta região”, salientou.

O Reitor também abordou a questão do curso de Medicina e a decisão do MEC de não conceder o direito de oferta do curso para a UNIJUÍ. “O que estamos discutindo não é mais o curso de Medicina, isso Ijuí já vai ter. Nós estamos discutindo um projeto de sociedade, de pátria educadora. A educação não pode ser mercadoria, tem que estar no sangue, na alma dos que a constituem. Essa derrota é uma derrota de toda uma comunidade”, complementou Martinho Luís Kelm.

Em vídeo, confira parte do pronunciamento do Reitor na Câmara de Vereadores

Brasília

Nesta terça-feira, o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, vai para Brasília, com o objetivo de reverter o resultado do edital para a implantação do curso de Medicina em Ijuí. O Reitor terá audiências com ministros do Governo Federal, agendas com a bancada gaúcha no Congresso e com o Governador José Ivo Sartori.