Reitor acompanhou audiência da Comissão de Educação com a presença do Ministro Janine Ribeiro - Unijuí

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, acompanhou na manhã desta quinta-feira a audiência pública da Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados, que contou com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

Na pauta, esteve em debate a criação de cursos de Medicina pelo programa Mais Médicos. Conforme informações da assessoria de imprensa da Câmara, o Ministro participou para falar sobre os critérios de escolha das faculdades que se candidataram a oferecer curso de Medicina em municípios do interior, como parte do programa Mais Médicos, em função de inúmeras reclamações de instituições de educação superior acerca dos critérios.

Em entrevista na tarde de hoje ao Programa “Esfera Pública”, pela Rádio Guaíba de Porto Alegre, o Reitor falou sobre a audiência. “Estamos conseguindo pelo menos a promessa do Ministro da Educação – estivemos até agora reunidos com ele numa reunião junto à Câmara de Deputados, no sentido de olhar, dentro do contexto de cada instituição, a sua viabilidade. Achamos sim que temos total chance de que a justiça, no nosso caso, seja feita, porque temos todas as condições, só que é impossível comparar uma universidade comunitária como a UNIJUÍ e a Unisinos, que foi desclassificada pelo mesmo motivo, com um gigante que capta recursos na bolsa e tem que dar lucro para remunerar seus acionistas”, destacou Martinho Kelm.

A mobilização deflagrada esta semana em defesa do curso de Medicina na UNIJUÍ foi tema de debate no Programa “Esfera Pública”, pela Rádio Guaíba, sob o comando dos jornalistas Taline Oppitz, colunista política do Jornal Correio do Povo, e do professor, escritor, jornalista e colunista do jornal Juremir Machado da Silva. O programa contou com a participação do Reitor Martinho Kelm, ao vivo de Brasília, onde desde terça-feira cumpre agendas junto aos órgãos do Governo Federal buscando apoio para reverter a decisão sobre a oferta do curso de Medicina em Ijuí, para o qual a Universidade não foi selecionada. Também participaram do programa o Presidente da Unimed Erechim, Alcides Stumpf, que também representa a Federação das Unimeds do RS, os deputados Darcísio Perondi (PMDB) e Giovani Cherini (PDT) e o prefeito de Ijuí Fioravante Ballin.

O Reitor retorna na noite de hoje de Brasília e deve conceder entrevista coletiva aos veículos de comunicação da região na sexta-feira, às 14h, no Câmpus Ijuí. Na oportunidade, o Reitor fará um relato das agendas cumpridas em Brasília e dos encaminhamentos que a Universidade vem fazendo, dentro do prazo para recurso previsto no edital do Governo Federal.

Fotos: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados